13 Operação nos últimos dias de Dezembro comentada em 26/01/2019 22:52 Imposto de Renda Camus em 24/01/19 18:58 comentada em 26/01/2019 22:52 Boa tarde, estava lendo o Roteiro do Imposto de Renda e me deparei com o seguinte texto: "OPERAÇÕES NOS ÚLTIMOS DIAS DO MÊS - POR QUÊ NÃO REALIZAR ?Uma dúvida recorrente: por quê não realizar operações nos últimos dias do mês ? Porque o investidor se acostuma e acaba fazendo operações neste período e vai inevitavelmente, fazendo uma operação nos últimos dias de dezembro. Esta operação só será liquidada em janeiro do ano seguinte. Só que estas ações só deverão ser informadas na declaração do ano seguinte ao da liquidação, exemplo: comprou em 2017, liquidou em 2018 mas só vai informar em 2019. Tempo suficiente para o investidor "esquecer" e depois ter de retificar a declaração. Da mesma maneira, recomendamos encerrar opções lançadas e retomar ações alugadas. Fica mais simples para preencher a declaração de IR."Ocorre que eu não havia lido isso antes e acabei comprando cotas de um fundo no dia 28/12/2018 (data do pregão), tendo elas sido liquidadas em 04/01/2019 (líquido para). Fui conferir no BS e ele colocou tais cotas no IRPF já de 2018. O correto seria ter entrado no ano-calendário de 2019, certo? O BS corrige isso ou eu preciso fazer manual quando for declarar? Abraços