Bom dia pessoal,
Estou começando a estudar sobre o imposto de renda, tenho visto alguns vídeos aqui da bastter sobre o tema, todavia tenho uma situação que não sei como devo proceder e queira ver se podem me ajudar a esclarecer algumas dúvidas que tenho.
Seguinte, eu fiz um empréstimo para duas empresa em dezembro/2018 através de uma plataforma P2P Lending, no qual passei a receber um % de juros mensal.
Entretanto estou com algumas dúvidas quanto a declaração e pagamento do IR para essa situação, e gostaria de compreender melhor o funcionamento disto, para não acabar fazendo algo errado.
1. Devo mensalmente colocar apenaso valor recebido de juros no carnê leão?
No caso preciso somar o recebimento das duas empresas, certo?
2. O valor da aliquota de IR que calculo é 15% ou 22,5%?
3. No caso o valor mensal de juros que recebo, se calcular o imposto, suponhamos que de cerca de R$3,00 de IR a pagar em cada empresa, no caso R$6,00 somando as duas empresas.
Pelo que andei estudando aqui na basttter, terei que emitir a Darf apenas quando este valor acumular o suficiente para passar de R$10,00. Certo?
4. No caso digamos que eu tenha recebido este valor em 10/01/2019, e o mesmo atingiu mais de R$10,00, devo emitir e pagar a Darf até que dia?