Olá pessoal!
Sou novo aqui e essa é a minha primeira postagem. Invisto na bolsa há pouco mais de 6 meses e apesar de só ter conhecido a Bastter há pouco mais de 15 dias, a minha filosofia de investimento já vinha totalmente de acordo com o conteúdo que encontrei aqui (motivo pelo qual me tornei assinante imediatamente rsrs).
Me desculpem e não me dêem muitas voadoras caso essa não seja a área mais adequada pra postar essa dúvida, o fato é que dei uma pesquisada e não encontrei nenhum tópico quanto a isso.
Eu hoje possuo e moro em um imóvel financiado pelo banco laranja, com taxa efetiva de aproximadamente 9% ao ano. O financiamento foi em 30 anos, dos quais se passaram 6 desde que adquiri o financiamento (em outras palavras até hoje só paguei juros).
O valor da prestação da casa hoje é próximo dos 3k reais, no mesmo condomínio onde fica a casa o aluguel de um imóvel gira em torno dos 2,5k.
Eu li o material do inciante da Bastter e ficou martelando na minha cabeça a questão das dívidas (enquanto vc tiver dívidas, vc não deve investir em patrimônio), porém o próprio @bastter diz lá que a uma das únicas exceções é justamente a casa própria.
Se eu vender esse imóvel e pagar a dívida ainda me sobra um valor considerável para investir na formação do meu patrimônio e na minha #pas, e poderia morar no mesmo lugar onde moro hoje com praticamente o mesmo custo que tenho com o financiamento.
Porém depois de 24 anos o imóvel não será meu, como seria ao fim do financiamento.
Hoje não possuo capital suficiente para quitar ou fazer amortizações significativas nas prestações do financiamento, portanto nesse sentido não consigo diminuir o prazo ou o valor das prestações.
O que vcs fariam nessa situação? Venderiam e aplicariam o dinheiro aos poucos através do BS? Continuariam trabalhando, estudando, investindo o que sobra no mês e pagando as prestações do financiamento?
E já aproveitando, em caso de venda do imóvel onde vcs aplicariam o dinheiro enquanto ele fica "parado" para que os aportes sejam feitos aos poucos através do BS, uma vez que o montante é muito alto para se aplicar todo de uma vez na carteira.
Obrigado pelas opiniões e um abraço desse novo amigo da Bastter