Boa noite. Tentando seguir os ensinamentos do fórum busquei diversificar minhas fontes de renda.
Sou fotógrafo e tenho uma empresa de uma pessoa só: Faço tudo, desde o atendimento, financeiro, fotografar, editar, etc. E me sinto bem com isso (meu fluxo está dentro do que consigo atender, sobrando tempo pra família e lazer).
Para diversificar, comecei a focar em ministrar algumas palestras e workshops.
De início foi ótimo ter mais uma fonte de renda. Porém comecei a reparar que meu foco em clientes (da fotografia) estava sendo prejudicado pois estava dividindo meus meios de comunicação com propagandas também para fotógrafos (dos cursos) e meu tempo para estudos próprios estava escasso.
Resolvi parar e repensar. Deixei os cursos que eu dava de lado e foquei novamente no meu cliente e investi em mim (aprendizagem sobre atendimento, gatilhos mentais, etc).
O resultado foi ótimo: Comecei a fechar mais, valores melhores, satisfação maior do cliente e minha renda aumentou bem mais do que eram os extras dos cursos. Me sinto realizado com isso.
Agora vem minha dúvida: Fico querendo tentar novamente a diversificação, talvez por medo do amanhã. Porém a centralização deu um resultado muito bom e acredito que ainda possa ser melhor.
O que acham ser mais viável neste caso? Realmente focar na minha fonte principal e no meu desenvolvimento ou mesmo assim tentar diversificar porém talvez usando novas estratégia de divulgação?