Tenho uma bike urbana e sempre usei pneus especificação 700 x 38 nela, aparentemente pneus mais para bikes de speed. Sempre inflei as câmaras de ar segundo a especificação do pneu, ou até um pouco menos.
Há dois anos um pneu foi pro saco e troquei por um Kenda de mesma especificação. Excelente pneu, nunca me deu dor de cabeça.
Mas semana passada tive que trocar o outro pneu, fui na lojinha na qual sempre faço revisão e o cara me veio com um pneu meio estranho, tava com a especificação de 700 x 38 como o Kenda mas quando inflaram a câmara lá na hora não deu pra inflar de acordo com a especificação (50 - 80 psi). E o aspecto era de pneu meio encostado, meio velho. Até tentaram inflar mais mas quando passava de 50 a câmara saía pra fora do aro. O pneu não tinha elasticidade suficiente pra suportar a câmara dentro. Me falaram que isso era normal, que o pneu poderia estar muito tempo parado e que com um tempo eu ia conseguir inflar normal. Mas visivelmente o pneu parecia mais fino de largura que o Kenda mesmo tendo a mesma especificação.
Achei estranho mas segui a vida.
Ontem fui dar uma volta um pouco mais longa, inflei a 50 psi, olhei e a câmara ficou no lugar. Segui viagem. Com 3-4 km de pedalada comecei a sentir uma vibração estranha na bike, parei, não vi nada demais, segui. Até que depois de mais uma andada nela vi que a câmara do pneu novo tinha saído do aro também e pouco depois estourou.
Fui trocar a câmara e vi que o pneu ficou comprometido também com o estouro.
Enfim, existe essa história de que o pneu às vezes demora pra ganhar elasticidade e poder encher a câmara de acordo com a especificação ou é bullshit e me venderam um pneu vagabundo e/ou velho?

#AjudaEuPow