Fala pessoal, boa tarde.
Ano que vem estou pretendendo alugar um apartamento. Nunca morei de aluguel e tenho duas dúvidas:
1 - Faz sentido adquirir móveis planejados para um apartamento alugado? No meu entendimento, faria sentido se o valor pago pelos móveis fosse dado em desconto no aluguel. Na prática, esse tipo de negociação existe? as pessoas fazem isso? Ou isso é rolo e eu estou viajando? O mesmo vale para qualquer outro tipo de reforma (tipo uma troca de banca de cozinha, troca de chuveiros e etc)? Buscando na internet vi que pela lei do inquilinato esses tipos de intervenções, que seriam definitivas no imóvel, podem sim ser descontadas do aluguel desde que formalizada por contrato ou algo do tipo. Mas na prática, isso costuma realmente acontecer? É factível conseguir realizar esse tipo de negociação com o proprietário/corretora sem perder a #pas? Alguém tem experiência nessas situações e que possa compartilhar aqui?
2 - A segunda dúvida é mais subjetiva: Compartilho a opinião de alguns aqui do site que quanto menor seja o apartamento, melhor (desde que seja mantida uma relação entre funcionalidade X conforto, é claro). Para quem também pensa dessa forma, na opinião de vocês, qual a metragem de um apê (residentes: casal sem filho) que você considera interessante? O que vocês acham importante e levam/levaram em conta na hora de escolher?
Vou dar um exemplo: Considerando uma mesma metragem, eu gostaria mais de morar num apartamento de 1 quarto, mas com uma cozinha em que desse para ter espaço para uma mesa (já que eu e minha companheira gostamos muito de preparar refeições enquanto tomamos uma bebida e conversamos), ao invés de um apartamento de 2 quartos mas com uma cozinha mais apertada.
Enfim, qualquer insight que possa ser dado vai contribuir bastante.
Abraço a todos.
OBS: Não sabia se deveria postar esse tópico na área de Imóveis, assuntos gerias ou iniciantes. Caso esteja na área, peço desculpas.