Data original: 05/02/2019
Ano passado postei aqui, ainda quando comecei a estudar programação (não sou da área, e sim da área de saúde), que meu chefe tinha enviado uma solicitação pra secretaria de TI do meu local de trabalho (no serviço público) solicitando a criação de uns softwares para nosso setor de trabalho.
Quando ele comentou comigo, mesmo sendo iniciante, fui lá e tentei fazer alguma coisa com relação a um desses aparelhos (um viscosímetro, medidor de viscosidade em líquidos e semi-sólidos, parecido com o da foto abaixo). Antes disso o manejo do equipamento era feito com um software que pegava as leituras dele, armazenava num bloco de notas (formato txt) e todo o processamento matemático tinha que ser feito de forma braçal.

Eu ainda era um total iniciante em desenvolvimento mas meti a cara e tentei criar alguma coisa funcional.
Depois de umas boas semanas vidrado na tarefa que eu mesmo me dei saiu um script funcional, cheio de bugs, vivia dando erro que eu não conseguia resolver ainda, não tinha uma boa condição de parada, mas que tava funcionando e ajudando alguns alunos (trabalho com pesquisa em universidade, diretamente com alunos).
Quando eu vi o script funcionando e ajudando o pessoal, mesmo cheio de bugs, acabei me acomodando com relação a ele e caí de cara nos estudos pra tentar melhorar meu código. Comecei a mais estudar do que meter a mão na massa. Depois de uns meses nessa rotina, quando fui tentar criar alguma coisa vi que tava meio travado. Senti como se estivesse entrando numa zona de conforto, pois enquanto eu só estudava tava agindo de uma forma mais passiva e era muito mais cômodo do que tentar criar algo. E também senti na pele o que vi muita gente dizer (inclusive o @gustavo aqui), "se você só estudar e não escrever nada não vai ter aprendido nada". Vi que só assistir vídeo aula não tava me ajudando tanto o quanto eu aprendi escrevendo o primeiro código horrível. Resolvi enfim parar de só estudar e tentar dar um up nesse script do aparelho. Encarei isso como se fosse realmente um projeto pessoal.
Comecei a ver e ler material focado em melhorar esse meu programinha. Enquanto isso ele continuava rodando com bugs no trabalho. Até que mês passado eu voltei de férias e vi meu chefe realizando as medidas de viscosidade à moda antiga (com o software que só liberava as leituras e todo o resto era feito de forma braçal). E isso foi perto da época do último chat do @Bastter.
Quando vi que minha criação não tava servindo nem pra meu chefe usar, que só funcionava bem comigo aqui, vi que eu tinha que melhorar o que fiz urgente.
Sexta-feira passada comecei a fazer o código do zero. Procurando corrigir bugs que davam anteriormente. Procurando adicionar boas condições de parada pro script. E procurando fazer um código mais limpo, pois o anterior eu nem conseguia mais dar manutenção de tão ruim que era.
Hoje, 3 dias depois de trabalho, consegui entregar uma versão que aparentemente está estável, já rodou numa amostra real e que tá mais fácil de mexer (inclusive o chefe disse isso rs).
Gravei um videozinho mostrando o script em funcionamento:
Quando vi que "completei" a tarefa de entregar algo funcional, quase do zero e com menos bugs do que antes em 3 dias (e da outra vez demorei quase um mês) foi bem gratificante e empolgante. Deu um gás a mais. E eu vinha num ritmo de altos e baixos, chegando a achar que eu não ia conseguir tão cedo chegar a algum lugar.
Conclusão desse textão: resolvi contar esse relato pois já vi alguns foristas aqui relatando que sentem dificuldade de sair da inércia, que vão demorar muito pra chegar a algum lugar, que podem ser velhos demais pra tentar mudar a vida profissional e esse tipo de papo. Eu comecei a estudar programação com a intenção de usar isso profissionalmente e me perguntei esse tipo de coisa várias vezes. Senti ansiedade por estar longe do meu objetivo várias vezes. O que posso dizer é que isso só atrapalha. Foco no processo, como é sempre falado aqui pelo Bastter. Se vocês mantiverem persistência (no que for, este post não foi sobre programação) vocês vão chegar sim ao sonho mais ou menos grande de vocês.
Tou longe de ser um desenvolvedor profissional, mas quando comparo meu código anterior com o atual, num intervalo de tempo de 6 meses apenas, vejo que evoluí alguma coisa e que tou no caminho certo. Próximo passo é criar uma interface legal pro meu programinha. Sempre em frente.