6 Dùvida Carnê Leão - Quando usar? comentada em 07/02/2019 08:44 Imposto de Renda OuroReal em 06/02/19 18:25 comentada em 07/02/2019 08:44 Pessoal, acompanho o fórum faz tempo mas só recentemente criei cadastro.Ainda não invisto em ações e estou estudando há um bom tempo, o site é excelente e me ajuda muito, mas fiquei com uma dúvida sobre a parte fiscal: O carnê Leão deve ser usado apenas quando vender ações para apurar o total de imposto a ser recolhido? Se eu não vender nenhuma ação não preciso preencher nada no Carnê Leão, apenas incluir as ações no IR no fim do ano, é isso mesmo? E, em caso de venda, como funciona em relação ao teto de R$20.000? Deve ser preenchido o Carnê Leão ainda que abaixo do teto para informar a Receita? Ou apenas quando a venda for superior à R$20.000? Já li o maravilhoso manual de IR diversas vezes, li os comentários e perguntas, e fiz busca mas não consegui achar uma resposta assertiva para esta questão.Peço desculpas pela amolação mas morro de medo de cometer erros bobos com o IR e cia. Muito obrigado!