Ja tem um tempo que eu queria começar algum tópico aqui no fórum, compartilhar alguma coisa, mas tava enrolando, então lá vai...
Desde pequeno sou fascinado por mapas. Qualquer tipo de mapa.
Lembro da época da escola, de quando desenhávamos os estados do Brasil naquele papel vegetal meio transparente, e depois dava pra sobrepor as páginas encaixando os limites. Eu adorava aquelas aulas.
Mais de uma década depois me deparei com uma disciplina chamada Geoprocessamento na faculdade, e descobri um tal de SIG. Basicamente um programa que permite representar e sobrepor camadas temáticas (ou layers) que representam feições geográficas, escolhendo cores, transparência, e gerando todo tipo de layout/mapa/planta e etc (Mas o programa faz MUITO mais do que isso...).
Acabei mexendo com isso na faculdade, me formei e comecei a trabalhar na área portuária, um dos ambientes mais interdisciplinares que existem. Fiz uma especialização, depois um mestrado com "geo"... E sempre que posso monto uns mapas com informação do trabalho e com informação que encontro por aí boiando na internet.
E a reação do pessoal quando vê o resultado na tela é sempre a mesma. De início rola um silêncio... Uns 2 ou 3 segundos... e a musculatura do rosto começa a dar sinais de que tem umas sinapses dando choques no cérebro. Aí vem aquela expressão de satisfação, ainda meio de criança, que fica feliz quando entende alguma coisa que acha legal... "Nossa! Agora dá pra entender!", "Eu não sabia que era assim!", e por aí vai... E tem a parte legal de que elas se dão conta de que o que está na tela foi feito com dados de planilhas e que elas mesmas fizeram. Basta a planilha ter uma coluna com endereço ou posição geográfica (latitude e longitude), e já dá pra jogar no mapa!
Mas o melhor de tudo, é que cada vez que rola esse "brainstorming", alguém olha o mapa e tira alguma conclusão que eu não fazia ideia que estava ali. E de tabela eu acabo aprendendo alguma coisa muito interessante. Todo mundo sempre sabe alguma coisa que você não sabe, todo mundo sempre tem alguma coisa pra te ensinar. Aproveite!
É muito louco. E eu ainda não sei se dá pra mensurar o valor que esse tipo de coisa tem.
Vejo tudo ficando cada vez mais conectado, mais próximo, mais fácil, temos cada vez tem mais bases de dados sendo disponibilizadas na internet, o poder de processamento dos computadores vai aumentando...
Leio as postagens aqui do fórum e vejo o pessoal falando o tempo todo em programação, aplicativos, inteligência artificial, internet das coisas, crianças aprendendo a programar... Até bate uma esperança de que as coisas fiquem mais inteligentes, menos suscetíveis ao erro humano (ou ao "humano errado"), e possam ser diferentes no futuro. Vai saber...
Vejo o BS mostrando informação cada vez mais útil e interessante, o pessoal da programação sempre conseguindo melhorar ainda mais coisas que já eram top! Leio uns posts isolados e encontro gente dando soluções pra todo tipo de problema... Vejo o Works começando a funcionar e o pessoal botando a mão na massa. Essa comunidade é demais!
Não sei bem onde isso tudo isso vai parar, e nem se vai dar pra ligar de alguma forma tudo o que eu falei!! Só sei que to gostando do que eu to vendo, e sentindo que vem coisa boa por aí.
Deixo meu agradecimento a todos os que contribuem com essa comunidade! E aqueles que também ainda estão esperando a hora de escrever alguma coisa, saiam da zona de conforto, #vailaefaz , o pior que pode acontecer é a gente tomar umas voadoras, faz parte!
@Bastter, reparei que você coloca altos mapas aqui, então vou tentar colaborar quando encontrar algum material interessante.
Enfim, parabéns e obrigado aos que tiveram paciência com o textão. Bom final de semana a todos!