Imagine uma empresa A e outra B concorrentes. Você como gestor da empresa A precisa tomar uma decisão estratégica sobre fazer ou não propaganda do seu produto no próximo ano. Esta decisão também será tomada pelo gestor da empresa B.
Sabe-se que os custos com propaganda são impactantes nas margens de lucro das empresas.
Existem então 4 possíveis cenários:
1) Ambas as empresas decidem não fazer propaganda e pelo fato de não gastarem dinheiro com isso, irão obter uma margem de lucro elevada.
2) A empresa A decide não fazer propaganda mas a empresa B decide fazer. A empresa B pega uma boa fatia do mercado e vende muito mais o produto dela, fazendo a empresa B ter uma margem de lucro razoável e a empresa A fica com prejuízo.
3) A empresa A decide fazer propaganda e a empresa B decide não fazer. Assim, a empresa A fica com lucro razoável pela venda maior de produtos e a B fica com prejuízo.
4) Ambas fazem propaganda e ambas ficam com margem de lucro baixa.
Qual decisão você tomaria?
Qual o cenário mais provável de ocorrer?
Provavelmente o 4º cenário vai se concretizar pelo fato de as decisões serem tomadas com base em análise de risco.
Obviamente o 1º cenário seria favorável para as 2 empresas mas pelo fato da decisão da empresa B não estar sob controle do gestor da empresa A obviamente ele não pode assumir o risco de ficar com prejuízo caso a empresa B decida fazer propaganda.
Logo a decisão mais sensata seria optar por fazer propaganda, pois assim, no pior dos casos ambas as empresas ficam com suas margens pequenas.
Nos investimentos devemos sempre ter em mente os riscos.
Muitas vezes vemos pessoas tomando decisões de investimento ignorando completamente os riscos envolvidos, ficando cegas pela expectativa de resultados extraordinários.
A análise de risco é sempre um intervalo entre o pior e o melhor cenário. Quanto menor o intervalo entre os dois cenários menor o risco envolvido.
Claro que cabe a cada um de nós decidir quais riscos estamos dispostos a correr, mas sempre tendo o conhecimento de tal risco.
Abraço.