Boa noite, Srs.,
Por favor ajudem um cérebro de sardinha que tenta se libertar.
Tenho visto o material disponível aqui no site (textos, vídeos e discussões) com bastante disposição. De todo esse material, os seguintes conceitos até agora foram, pra mim, os mais fortes:
- Patrimônio não se gira, se acumula;
- Cotação não se olha;
- O que pode me deixar rico é o resultado do meu trabalho;
- Fuja da manada;
- Se tiver patrimônio em ações, seja sócio de boas empresas;
- Se for na onda do mercado eu vou "comprar na alta e vender na baixa";
- Cotação, no longo prazo, acompanha o lucro;
- Quando o patrimônio perde valor vc deve se desfazer dele, sem olhar a cotação.
E é aí nesses três últimos pontos que minha cabeça buga. Explico:
- Vou avaliar as empresas e me associar a empresas boas. É natural que boas empresas tenham lucro alto (claro que não é o único parâmetro, não é esse o ponto). Nessa hora eu compro.
- É natural que as empresas quando ficam ruins diminuam seus lucros. Essa é a hora de ligar o alerta e, depois de um tempo de análise em quarentena, começar a sair fora (Claro, sem o desespero de ver apenas um balanço financeiro e achar que a empresa acabou. Olhando com calma, observando se a perda de valor é realmente consistente, se há de fato um problema). Nessa hora vou começar a vender.
- Ora, se a cotação acompanha o lucro e eu comprei quando a empresa tinha valor (indiretamente havia lucro alto) e vendi quando não tinha mais valor (não tinha mais lucro), não estaria aí um exemplo de manada que vai me levar a "comprar na alta e vender na baixa" disfarçado?
Tem alguma coisa aí que eu não tô exergando??
Algum sério problema de sardinhice minha???