@Chesterton
Dúvidas:
1- Adquiri 5 ações BAST3 em 2018 e, após um desdobramento de 50%, ainda em 2018, fiquei com 7 BAST3. Na aba bens e direitos, na linha em que lançar essas ações, devo colocar na discriminação: BASTTER SA - CNPJ: XXX- CÓDIGO: BAST3 - QUANTIDADE: 5 (Escriturador: BANCÃO). Foram adquiridas, ainda, mais 2 ações por desdobramento (50%) a custo zero. QUANTIDADE TOTAL DE AÇÕES BAST3: 7." Os valores no campo situação em 31/12/2018 permanecem os custos da aquisição daquelas 5 ações (em 2017 eu não tinha ações). Estou correto?
R: as compras e os eventos se sucedem alterando sua quantidade de ativos e seu custo de aquisição. Você começou com 5 BAST3 pelas quais pagou R$ 5. Após o desdobramento, recebeu duas ações com custo zero (desdobramento). A discriminação do bem ficará assim: 7 ações ordinárias da empresa Bastter.com SA. CNPJ 12.345.678/0001-90. A linha 31/12/2017 fica zerada e a linha 31/12/2018 R$ 7.
Não precisa informar corretora, nem banco escriturador. Você está correto só colocou informação demais.
2- Desse desdobramento resultou uma sobra de 0,5, que foi a leilão no ano de 2019 e o resultado foi depositado em minha conta também em 2019. Essa grana resultante do leilão só vai ser declarada em 2020? Em que aba do programa IRPF devo informar essa operação?
R: eu recomendava lançar em Isentos e não tributáveis em Outros. Hoje reconheço que um valor pequeno demais não fará grande diferença. Se fossem 0,9 ações e a ação vendida no leilão por R$ 400 como umas poucas ações são cotadas neste preço, aí sim eu recomendaria que lançasse na declaração. Pode esquecer.
3- Em 2018, comprei 10 ações A3, 9 por uma corretora e 1 por outra. Ainda em 2018, em data diversa, vendi essa única ação, com prejuízo, pois resolvi fechar a conta na corretora. O total líquido da operação foi negativo. O valor da operação sem custos de R$ 16,50 não cobriu os custos da corretora, de R$ 21,50. Ficou assim R$ 16,50 - R$ 21,50 = Líquido para tal -R$5,00.
3.1. No campo para venda de ações no BS, "Total da Operação com custos", não é possível colocar valores negativos?
3.2 Essa venda deve ser declarada na DIRPF , no campo discriminação, na mesma linha das outras 9 ações A3?
R: você teve um custo de aquisição para comprar esta ação. Pagou x mais y de custo.
Ao vender, o resultado da venda foi - R$ 5,00. Calculando o resultado: -5 - x - y = -z
Pode informar este resultado na ficha Renda variável/operações comuns se quiser. Esta operação não é obrigatória por ter sido menor que 20 mil.
Em Bens e direitos, lance as 10 ações em uma linha. Na discriminação, diga que vendeu uma única ação, permanecendo com 9 em carteira.
31/12/2017 R$ 0,00
31/12/2018 o custo de aquisição das 9 ações.