26 Bolha de ETF e diversificacao comentada em 02/03/2019 17:48 Stocks gfmello em 01/03/19 11:18 comentada em 02/03/2019 17:48 Voces acham que ETF ainda significam diversificar?Pergunto pois com a sua popularizacao, milhares de pessoas do mundo inteiro compram S&P500 elevando os multiplos das stocks e concentrando muito sempre nas mesmas, como as FAANG.Ao mesmo tempo acho dificil diversificar sem ETF comprando stocks no exterior pois:- Milhares de empresas para analizar- Nao seria arrogancia e me enganar ao tentar analizar empresas de realidades tao distantes?- Dificil diversificar, pois custo da ordem de compra em torno de $30, necessitando uma ordem de $3000 para diluir este custo. Porem tamanho aporte seria possivel apenas 2 vezes ao ano, de forma que levaria 5 anos para ter apenas 10 empresas- Me parece interessante entrar apenas em um fundo como Vanguard VT que possui 8k acoes do mundo todo, mas meu medo e' cair na pergunta inicial da falta de diversificacao devido `a popularidade dos ETFsabracos