Boa tarde a todos!
Meus primeiros post e tópico!
99% dele é para agradecer ao @Bastter e moderadores, atuais e antigos (dentre eles, em especial, o @Nod). Mas não só: há também foristas fantásticos, como o @celtiberian, o @oxe, o @darlancsg (que, pelas postagens, suponho seja meu colega de profissão) etc. Aprendi demais na parte gratuita do site com toda essa turma.
Como cheguei aqui? Tirei uma licença no serviço para escrever minha dissertação de Mestrado, entre e agosto e setembro de 2018. Pelas manhã e tarde, escrevia; à noite, fui aprender sobre investimentos, pois sou servidor público e migrei sem aderir ao Funpresp-EXE, disposto que estava a tomar conta do meu $.
Pois bem. Perdido, li TODOS (sem exagero, TODOS!!!!!!!) os livros disponíveis no Kindle Unlimited sobre Finanças Pessoais, Investimentos e correlatos. Mesmo desconhecendo o assunto, percebi que muita coisa não fazia sentido, como previdência privada, retorno de 5% ao mês etc. (OK, ainda era muito burro, não escapei de CDB de banquinho, shit happens, vamos pra frente).
Até que cheguei em um livro em que não dava nada, cheio de erros de pontuação, concordância etc., escrito em um estilo impositivo, grosso pra cacete, mas que me passou uma mensagem que me tocou fundo, porque, no meio daquele monte de venda de terreno em Marte escrito lá no site Amazon, parecia dirigido às pessoas comuns, sem fórmulas mágicas. Era o "Filosofia Bastter". Passei ao "Vocês são idiotas assim mesmo ...", "Sobreviva ao mercado de ações", o do Predador (o cara é muito sinistro, transforma coisas um pouco complexas em lições fáceis de serem aprendidas) etc. De lá pra cá, foi um pulo.
Assim, após explorar todas as seções "0800" do site, assinei na semana passada. Acho que nem precisava, uma vez que internalizei bem a cultura da acumulação de patrimônio: já nem olhava mais debêntures, COE etc., mas me senti quase compelido a ser "Bastter Blue". O preço é irrisório para as benesses que me trouxe e acho que continuará trazendo: a filosofia de investimento faz sentido, é embasada, cada vez menos penso nisso, me dedico mais ao trabalho, voltei a correr, a passear mais com o cachorro, adotei outro, passei a falar mais com meus pais (aproveitando que eles estão aqui!), estou voltando às boas com a mulher (aqui também rola consultório sentimental) etc.
Coroando isso tudo, hoje comprei meus primeiros FII e ação!!! Estou muito contente com meu progresso, porque sei que sou um idiota e não tenho direito a porra nenhuma. Captando isso, com humildade, libertei-me de várias amarras.
O 1% restante é para reflexão (nada é perfeito). Vejo que os rankings de ações e FIIs estão poluídos por papéis considerados imprestáveis pela filosofia pregada no site (ex., há FIIs, no top 10, com menos de 5 anos de vida). Infiro que a rapaziada continua de olho em dividendo, sardinhando, esquecendo do "valor" dos ativos. Olho nessa turma, @Giovanni!
Abraços a todos