Retornei da China faz alguns meses após morar durante 1 ano e 7 meses naquele país.
A conclusão final que chego é de que, definitivamente, em linhas gerais a China está alguns passos a nossa frente.
Se levarmos em conta o fato de que a violência cotidiana que estamos acostumados é praticamente inexistente lá, então é covardia.
Um dos exemplos de modernidade oriental é o meio de pagamento dos produtos e serviços em geral, na maioria realizados por aplicativos de celular.
Pouquíssimos usam cartão, mesmo na função débito. O cartão até existe, mas ele fica guardado e é mais um meio para saque de papel moeda e de identificação do cliente.
Na prática você paga de duas formas:
1 - Forma mais comum, que até o vendedor da esquina faz: o vendedor tem um QR code impresso e colado no balcão.
Você abre o aplicativo,
Lê o QR da loja,
digita no seu celular o valor da compra, a senha (etapa opcional), e confirma.
Pronto, compra feita (A essa altura aqui no Brasil eu ainda estou ouvindo o vendedor perguntar "Crédito ou débito?").
Sem papéis, sem complicação. Eu fazia feira lá e até a mais simples das barracas tinha um QR.
2 - Outra forma é quando o vendedor tem uma maquina de cartão (igual a que conhecemos):
Você abre o aplicativo,
Abre um QR no aplicativo.
O vendedor lê o teu QR.
O valor aparece na tua tela para colocar a senha (etapa opcional) e confirmar.
Pronto, compra feita.
E tem uma variante: em alguns restaurantes a mesa tem um QR code. Quando você ocupa uma mesa o restaurante associa o QR code da mesa à sua conta. Na hora de pagar é só ler aquele código no teu aplicativo e pagar! Você levanta e vai embora. Sem essa encheção de pedir a conta, ficar esperando a conta, ficar esperando a máquina, etc...
"Mas se o cliente sair sem pagar?"
Na China existem 200 milhões de câmeras.
Enfim, achei um sistema muito rápido, prático e moderno e espero que nossos bancos possam adotar o quanto antes.