Boa tarde, amigos!
Venho relatar uma experiência profissional que recentemente vivenciei!
Sou médico, formado há 20 anos, e recentemente abri mão de um trabalho que tinha, mas que estava me deixando doente devido ao stress que sofria em tal trabalho.
Atuava em um setor de transporte de pacientes graves...
Durante muitos anos realizei tal tipo de trabalho com relativa tranquilidade... até que de um ano para cá comecei a passar por um processo que nomeio como amadurecimento.
Perdi muito do `gás` que tinha para tal trabalho.
Como se trata de um trabalho altamente estressante, com o passar dos anos fui apresentando vários problemas de saúde relacionados a isso.
Horas viajando dentro de uma ambulância, em estradas péssimas, correndo risco de vida praticamente diariamente. Associado a isso, a falência dos hospitais em cidades menores.
Então, o que a principio seria uma uti móvel para transporte de pacientes graves, acaba sendo uma ambulância para transporte de todo tipo de paciente, o que gerou uma explosão no número de transferências.
Enfim, estava trabalhando em 110% do meio limite... vivia nervoso, hipertenso, engordei um monte, voltei até a fumar.
Lidar diariamente com vidas que podem literalmente falecer no seu colo é realmente algo de extremo stress.
Talvez os anos de medicina me deixaram mais humano e menos ` herói `.
Ao meu redor médicos infartando com 30 anos, apresentando AVCs, suicidando-se...
Enfim...
Esta semana tive a coragem de virar a mesa...e como é bom ter coragem! ( que eu nem imaginei que tivesse! )
Pedi meu desligamento deste trabalho, depois de 8 anos!
Do ponto de vista financeiro, será uma perda importante.
Mas não há dinheiro no mundo que compense a perda de saúde ou o tempo perdido com nossas famílias.
Quando trabalhamos com pacientes tão graves, notamos que a finitude da vida está muito, mas muito mais próxima do que imaginamos...
Então, cuidar da saúde deve ser sagrado!
E procurar fazer o que se gosta, também!
Inclusive vou voltar a jogar tênis, coisa que não faço ha quase 30 anos.!!
Ontem tive minha melhor noite de sono em muitos anos!
Grato a todos daqui dessa comunidade e ao Bastter... Vcs talvez não saibam, mas me ajudaram muito a mudar minha vida!