Boa noite pessoal.
Já vou me desculpando pois a lambança feita no meu IR foi tão grande que nem sei por onde começar, mas vamos lá.
Trabalho como assalariado desde 2015 e minha declaração foi sempre realizada pelo contador contratado para a PJ pelos meus pais. Como todas as declarações eram feitas juntas, nunca me preocupei em verificar.
1-
No ano de 2016 cometi a sardinhada de começar a fazer day-trade e acabei tendo lucro durante o ano que não sabia que deveria ter pago a DARF (não foi declarado nem pago). Enviei os informes para o contador e segui a vida.
No ano de 2017 fiz algumas operações e da mesma forma mandei os informes para o contador.
Agora em 2019 resolvi fazer eu mesmo a declaração pois comecei a montar minha carteira de RV, e depois de muita enrolação desse contador para me mandar o arquivo do ano passado (que ele diz não conseguir) acabei pegando apenas uma cópia em PDF da declaração do anterior para preencher eu mesmo todos os cabeçalhos.
Para minha surpresa, percebi que na declaração passada (2018-2017) e também na retrasada (2017-2016) ele não cadastrou nenhuma posição em nada, nem em produtos financeiros (CDBs, TD, etc), nenhum investimento em PGBL e para meu total desespero no ano passado não declarou nem meu 13º e PLR!!!
2-
Acabei também no final do ano caindo no conto do abatimento do IR pela PGBL e investi os 12% da renda tributável (completando o que faltava em um aporte só no final do ano) e também o 13º, porém quando fui cadastrar no DIRPF ele me diz que ultrapassei o limite dos 12% devido ao valor do 13º. Isso é comum ou preciso cadastrar o 13º em um lugar diferente? Pergunto isso pois no informe da empresa as informações estão assim:
RENDIMENTOS SUJEITOS A TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA (RENDIMENTO LÍQUIDO):
DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO XXXXX
IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE SOBRE 13 º SALARIO XXXXX
PLR/PR XXXXX
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
VALOR A TÍTULO DE PREVIDÊNCIA PRIVADA SOBRE O 13º SALÁRIO XXXXX
-----
Como informei, comecei em 2019 minha carteira de RV e quero consertar todos os erros de declarações anteriores e pagar o que devo ao leão, porém além de não ter declarado nem gerado as DARFs para as operações de day-trade, várias outras coisas não foram declaradas e não tenho os arquivos anteriores. Como posso proceder para tentar consertar essa lambança?
Obs: esse ano estou fazendo a completa devido à PGBL, mas ano passado o contador fez a simples.
Obrigado desde já!