"Eu já tinha certa uma noção da importância de ter uma RE e estava trabalhando na sua formação, porém eu tinha sede por começar a investir e (na minha cabeça sardinhesca) as ações de ITSA4 se encontravam a um bom preço (Sim, eu errei!).
Pensei comigo: "Oras, o que de mal pode me acontecer? "Tenho carteira assinada, tenho plano de saúde, e estou formando bem devagar minha RE, logo vou pegar essa merreca que já tenho guardada e vou começar a investir para não perder essa oportunidade. Sim, eu errei bastante: oportunidade, bom preço, PN, tudo no mesmo parágrafo.
Como já era de esperar, algo de errado aconteceu e assim como o amigo @sadfgn, bati na traseira de outro carro, um casal super simpático e tranquilo. Concordamos, obviamente, que a culpa era minha e eu arcaria com as despesas.
O problema foi que todo dinheiro havia ido parar na compra da bendita ITSA na casa dos 12,30, 5 dias antes do acidente.
Tendo que arcar com o prejuízo e sem ter de onde tirar o dinheiro, só me restou me desfazer da minha primeira tentativa frustrada de investir e lá se foram as sofridas ITSA vendidas por 11,19.
Sem reserva, sem ações e com prejuízo no bolso.
Lição aprendida, hoje toda grana extra vai para RE que já se encontra com 50% do total que pretendo atingir.
Esse site tem me ajudado demais!"
O texto acima é de minha autoria, aqui mesmo no site, em 15/08/2018.
Minha breve história:
Dia 0 - 28/02/18: Me cadastrei no site, passei por alguns tópicos, assisti alguns chats e a fagulha se acendeu em mim, porém as atitudes ainda permaneceram as mesmas.
Dia 168 - 15/08/18: Dia em que escrevi o relato acima. Me dei conta que era, de fato, hora de mudar.
Dia 182 - 29/08/18: Me tornei amigo da Bastter e comecei a dar vida à algumas ideias que vinham surgindo na mente. Listei tudo que precisava fazer:
- ter uma RE -> ter fontes de renda extra -> gastar menos -> poupar mais.
No papel é tudo muito bonito, o difícil era a prática. Comecei a praticar.
Dia 363 - 26/02/19: menos de 1 ano depois (2 dias, mas quem vai ligar?) de meu cadastro no site tenho fechada minha RE.
Importante ressaltar que nunca na minha vida inteira eu havia juntado tamanha soma de dinheiro sem pretensão de gastá-lo. Já havia ganho essa quantia anteriormente através da PL que recebo de minha empresa, porém esse dinheiro sempre se evaporava em meio a dívidas e extravagâncias. Hoje, o dinheiro está totalmente reservado para emergências.
Dia 385 - 20/03/19: Recebi mais uma PL (participação nos lucros da empresa na qual trabalho) e pela primeira vez em 8 anos de empresa, ela estava inteiramente disponível para eu fazer o que quisesse, sem dívidas, sem nenhum gasto comprometido.
O que eu fiz? TUDO pra poupança. Ela vai servir INTEGRALMENTE para montar minha carteira de investimentos. Mensalmente irei realizar saques da poupança para realizar meus aportes.
Dia 390 - 25/03/19: Meu primeiro aporte no TD. Parte do da minha RE está lá e a outra parte vai permanecer na poupança.
390 dias, amigos! Foi o tempo que precisei desde meu cadastro até que eu pudesse me livrar totalmente do bullshit propagado e deu modo antigo de viver. E se consideramos meu cadastro como amigo da Bastter.com, o tempo é ainda menor.
É incrível a capacidade desse site em mudar vidas! Mesmo que a minha mudança esteja só no início, eu nunca me senti tão bem em tanto tampo! É um alívio, eu não tenho dívidas, eu estou preparado (ou parcialmente) para emergências e eu estudo formas de investir meu dinheiro! Muito obrigado Bastter, muito obrigado moderadores, muito obrigado aos foristas!
Hoje posso dividir minha vida em AB/DB (antes da Bastter / depois da Bastter).
É possível, sim! Acreditem, se dediquem e trabalhem!