Olá, tudo bem? Estou com uma grande dúvida tributária!
Tive um problema na minha declaração de 2018 (ano calendário 2017). Fiz 3 vendas de ações no ano de 2017, todas abaixo de R$20.000,00 no mês! Entretanto, na hora de declarar o imposto, ao invés de declarar esse lucro na parte de rendimentos isentos e não tributáveis, item 20 (rendimentos líquidos em operações no mercado à vista....) declarei minhas operações no campo “Renda variável – operações comuns/day trade – titular” (sim, sou burro!)... e pior, como no final não alterou o valor que iria receber de restituição (dos impostos retidos na fonte de meu trabalho), achei q estava tudo certo e enviei (sim, muito burro mesmo)!
Ocorre que em junho do ano passado recebi uma carta da receita federal informando que haviam encontrado um imposto não recolhido e que eu deveria procurar a receita federal para me informar e que caso não pagasse o débito seria feita uma compensação com meu saldo de imposto a restituir. Ok, agendei um horário na receita federal e fui atendido.. lá a servidora me disse que o imposto que faltava eu recolher era uns vinte e poucos de uma venda de ação e que ela poderia até imprimir a boleta para eu pagar, mas como tinha um valor legal pra receber, poderia deixar pra la q a receita faria a compensação automática. Blz, fui embora tranquilo achando q meus problemas haviam acabado (doce ilusão).
No final do ano, depois de pagarem o último lote de restituição e não ter recebido, fiquei meio “bolado”. Novamente marquei outro agendamento na receita, em outro posto, e dessa vez a servidora sequer sabia me explicar o que tinha acontecido e porque não havia recebido minha restituição, só q tinha um débito de vinte e poucos reais!! Dps de ficar lá quase duas horas, com a servidora tirando dúvidas com outros colegas, quem me “deu a luz” e deu a dica do erro que poderia ter ocorrido foi a mocinha q faz agendamento lá... e me mostrou que havia declarado as vendas de ação no campo errado, mas nem ela nem nenhum dos servidores sabia me ajudar.. ...) Na verdade como declarei errado, a receita achou que tinha imposto a pagar e não paguei... então esse imposto mais as multas comeram toda minha restituição e ainda ficou faltando pagar esses vinte e poucos (q no meu primeiro atendimento a servidora falou q não era nada demais..) Mas como isso foi bem próxima a virada do ano deixei para resolver no ano seguinte com mais calma.
Procurei um contador e ele me disse que não sabia o que fazer.. disse que ACHAVA q dava pra fazer uma retificadora, mas que se tivesse com alguma pendencia na receita não daria certo e até me complicaria!
Beleza, no ano seguinte (esse) continuei meu martírio na Receita Federal, dessa vez já sabendo do erro, mas tentando soluciona-lo! Fui informado pela servidora que ela não sabia/poderia dar explicação sobre o assunto, que só um Auditor poderia me dar essa informação! Outro detalhe, atualmente estou trabalhando/morando no interior do Rio e não tem auditor aqui trabalhando) Me informou que o auditor só viria para cá na véspera do imposto de renda desse ano e que não tinha nem agenda para informar quando ele viria...
Ok, voltei la mais umas três vezes depois tentando saber a agenda do auditor até que descobri o dia.. Depois de aguardar um tempão finalmente fui atendido! E quando achava que iria resolver meu problema o auditor me vira e diz que “NÃO PODE ME AJUDAR, POIS ELE ESTAVA LÁ PARA TIRAR DUVIDAS DO IMPOSTO DESSE ANO” e que deveria procurar uma Delegacia da Receita Federal para procurar o setor de informação tributária para me ajudarem! Melhor, não existe nenhuma delegacia perto da minha cidade (teria q faltar um dia de trabalho, viajar pro Rio, ir na receita, esperar ser atendido para talvez, quem sabe encontrar uma boa alma que possa me dar uma informação).
Diante desse cenário, gostaria da opinião de vcs? Faço uma retificadora e vejo o q acontece? Perco um dia de trabalho e vou na tal Delegacia da Receita para talvez, quem sabe, ter uma resposta oficial do q fazer (ou passar ainda mais raiva)? Contrato um escritório de contabilidade melhor e praticamente gasto tudo que teria pra receber? Rsrsrs
Ps: sim, sei q todo problema foi causado pela minha burrice inicial! O que passou já foi, estou ficado em resolver agora..