Olá amigos, estou com uma dúvida de iniciante que deve ser simples mas tem me "travado" o raciocínio.
Pode ser que eu esteja me enrolando em absorver os conceitos, mas eu entendi assim a RF (grosso modo, sei que não é regra absoluta)
Prazo de investimento:
< 2 anos = poupança
2 a 5 anos = TD Selic
> 5 anos = TD IPCA
Bom, se o objetivo em prazo definido os parâmetros acima devem servir.
Ai vem os conceitos de "não de nome ao dinheiro", invista no mais longo prazo (não girar patrimônio).
Se por exemplo eu quiser ter um valor que me permita trocar de carro em 5 anos, entendo que deva fazer isso no TD Selic, mas isso é dar nome ao dinheiro.
Tendo feito a RE, deixando um valor em poupança para a PAS até ter valor em TD Selic > 2 anos que não justifique mais deixar em poupança. Imagino que ai é ir aportando em TD Selic e TD IPCA.
Ocorre que conforme novos títulos vão sendo lançados e os outros vão deixando de ser vendidos pelo Tesouro, não faz sentido para mim deixar objetivo % nestes que não são mais comercializados já que não vou conseguir mais comprá-los.
Imaginei então que seria mais interessante colocar os objetivos % pelo índice:
x% SELIC
y% IPCA
z % outros
E ai via de regra aportaria no titulo de prazo mais longo que estiver cadastrado deste índice.
Mas aí o BS não me indica qual ativo comprar
Como vocês costumam fazer ?