Colegas,
Eu e minha noiva vamos nos casar em alguns meses, e estamos pesquisando apartamentos para morarmos.
Não somos um casal jovem, portanto pretendemos ter 2 filhos em no máximo 5 ou 6 anos. Ambos temos empregos estáveis, de modo que, de início, conseguiremos poupar pelo menos 40% de nossa renda mensal.
Nossa vontade, de início, é de comprar aquele imóvel "dos sonhos". Aquele que acreditamos que abrigará nossa família planejada (2 filhos) com conforto pelo resto de nossas vidas. A compra de tal imóvel levaria cerca de 85% de nosso patrimônio (descontada a reserva de emergência).
Outra opção que me veio à mente, seria comprar um apartamento um pouco menor, mas que certamente seria adequado para nós por pelo menos 5 anos (até a chegada do 2º filho). Esse apartamento menor levaria cerca de 50% do nosso patrimônio (também descontada a RE).
Nessa segunda opção, continuaríamos poupando, com aportes um pouco maiores devido ao custo um pouco menor do condomínio. Então, cerca de 5 ou 6 anos depois, compraríamos o imóvel dos sonhos sem precisar vender o primeiro imóvel menor.
O que vocês acham mais viável no longo prazo? O meu medo é que o imóvel dos sonhos suba de preço e termos que levar mais tempo para conseguir adquiri-lo.
Desde já agradeço as opinioes.