Amigos, gostaria da ajuda de vocês.
Estou fazendo a declaração da minha mãe porém o que ocorre: ela é pensionista do meu pai, e no informe vem para declarar o que ela recebe do INSS em rendimentos isentos e não tributáveis.
Porém ela começou a receber alugueis que se encontra em isento, pois não atinge o limite, não sendo necessário fazer carnê leão, mas ai vem a dúvida:
Se somarem ambas as rendas inss+ alugueis, passa do limite por CPF, aproximadamente RS 33.000,00, mas no sistema da receita diz que não tem nada a pagar, pergunto:
1- É isso mesmo, estou fazendo certo?
2- Terá que pagar algo, se sim, como é essa tributação?
3- Posso deduzir do plano de saúde que ela paga?
4- ela tem mais de 65 anos , sendo assim realmente não precisa pagar nada de IR, devido a lei de isenção e por isso no sistema da receita , não consta nada a pagar?
5- Se partirmos do principio que é somatório de renda INSS+ alugueis , então rendimento de poupança entraria também nessa soma?
A outra dúvida eu vi no comentário de FII, é que para quem tem conta conjunta deve informar o percentual do titular e do co-titular da conta com os devidos percentuais, pergunto em que campus informar na declaração, pois na declaração de FII,, só tem como informar 1 cpf?
E a ultima dúvida, eu fiz uma renda extra, onde vendi alguns planos de saúde em uma concessionaria , porém quando solicitei o informe , eles disseram que não dão.
Pergunto :
Somaria tudo o que vendi, tiro o percentual que eles cobravam e lanço em :
Rendimentos tributáveis no campus 1 Total de rendimentos inclusive férias?
Como sou burro necessito de ajuda.
obrigado