Bom dia a todos.
Estou com um problemaço e gostaria da opinião de vocês.
A empresa que trabalho há 20 anos vive uma situação muito difícil. Nossas vendas, já baixas por muito tempo, despencaram. Vivo todo dia a agonia de que vou ser chamado a qualquer momento pra ser informado que baixaremos as portas. Trabalho no setor financeiro, mas preencho espaços onde quer que seja necessário. Amo trabalhar e trabalho nunca foi e nunca será um fardo pra mim.
Sigo o Bastter há alguns anos e, na medida do possível, faço meus aportes (quase sempre) regulares. Tesouro Direto e ações. Minha reserva de emergência se foi e penso SERIAMENTE em vender toda a minha carteira de ativos (o que não é muito) e me mudar com minha mulher (que está conseguindo agora a cidadania portuguesa) e 02 filhos para Portugal.
Aí começam os problemas: tenho 45 anos, somente curso superior incompleto em Direito e tenho a plena noção de que em Portugal a princípio não receberei nem perto do quanto recebo no meu emprego aqui. Minha esposa é formada em letras e leciona para o ensino fundamental. Ela teria que segurar o rojão por alguns meses até que eu conseguisse alguma coisa, mesmo porque, segundo já pesquisei, o dinheiro que eu levantaria aqui não me manteria por mais de 3 meses por lá.
Não vejo perspectiva de melhora no Brasil em prazo tão curto, e sinceramente não me vejo empreendendo também. Não teria problema para trabalhar em qualquer segmento e é nisso que agarro minhas esperanças. Sem falar que, pra piorar a situação, sempre me senti como um peixe fora d'água aqui no estado do Rio e conhecer a região Sul só ratificou meu julgamento: aqui é todo mundo querendo passar a perna em todo mundo, um descaso absurdo com o cidadão e a já famosa violência.
Morar na Europa seria um verdadeiro sonho pra mim. E eu iria proporcionar pras minhas crianças o que nunca conseguiria aqui no nosso país.
Acham que já tenho as ferramentas necessárias para me estabelecer por lá?
Desde já agradeço ao Bastter, sua equipe e a todos vocês por toda informação disponibilizada aqui.
Saúde e paz.