14 Titular do pagamento não informado P.F. - Dúvida IR 2018 comentada em 17/04/2019 08:00 Imposto de Renda brian_griffin em 15/04/19 14:38 comentada em 17/04/2019 08:00 Recebo rendimentos de P.F. (dentro do limite de isenção), declarei no IR de 2017 na aba de Rend. Trib. Receb. de P.F. em rendimento não assalariado, inclusive, o programa da receita, na época, não obrigava você a declarar o CPF do titular do pagamento.Ocorre que em 2018, fiz o mesmo procedimento citado acima, porém, ao clicar em verificar pendências apareceu: "titular do pagamento não informado". Ou seja, essa pendência surgiu por conta de não ser informado o CPF dos titulares dos pagamentos.Minhas dúvidas são: 1) se estou no limite de isenção e não estou obrigado a declarar esses valores, porque sou obrigado colocar todos os CPF? Meu problema é que nem sempre consigo o CPF das pessoas que me pagaram;2) É possível declarar mesmo com essa pendência (falta de alguns CPF)?;2.1) E caso seja declarado com essa pendência, que tipo de problema a receita pode criar já que estou isento e não tenho obrigação de declarar esses rendimentos?