21 Ações alugadas na virada do ano e eventos destas ações - como declarar? comentada em 23/04/2019 21:51 Imposto de Renda oldpensador em 22/04/19 19:23 comentada em 23/04/2019 21:51 Em dezembro de 2018, eu tinha 800 ações da Engie alugadas, quando ocorreu a bonificação de 25% e o provisionamento dos juros sobre capital próprio. Eu não sabia da recomendação de rescindir os contratos com o tomador na virada do ano e, no ano passado, quis fazer a experiência de alugar apenas essas ações da carteira, pois achei a taxa de remuneração interessante. Enfim, pesquisei aqui no site e vi que as pessoas (Bugarin e outros) recomendaram declarar as ações, independentemente delas terem vindo para a minha custódia apenas em 14/01/2019. Minha dúvida é com relação a como declarar esses eventos que, se as ações não estivessem alugadas, seriam declarados em rendimentos isentos e não tributáveis (bonificação) e em! bens e direitos (créditos a receber em 2019). No informe enviado pela empresa não há menção a estes eventos. Eu declarei como se as ações estivessem em minha custódia, independentemente da previsão nos informes. Isso está certo ou devo fazer outra coisa? Muitíssimo obrigado, pessoal. Só está faltando tirar essa duvida para entregar a Declaração deste ano.