Tenho 31 anos, sou cirurgião plástico e professor universitário na Medicina UFMT. Optei pela docência porque, durante a minha graduação, nunca fez sentido para mim os professores tentarem me ensinar usando as mesmas técnicas que são usadas com crianças do Ensino Fundamental. Estudando a respeito do processo de aprendizagem, conheci o conceito de Andragogia – o ensino de adultos. Bingo! Alguns dos pontos principais são justamente o auto-conhecimento, necessidade e motivação para aprender. “A porta só abre por dentro”. É assim que adultos aprendem! Surpreendentemente, quando conheci o site, percebi que – de forma proposital ou não – o jeito do @bastter de ensinar compartilha dos mesmos princípios. E por isso funciona tão bem.
Por outro lado, também existe a Pedagogia (até mais famosa), que trata da aprendizagem de crianças. Aqui o conhecimento entra por outras vias, e talvez, nessa fase, a porta abra de ambos os lados. Existem ferramentas e técnicas específicas para isso. Tenho uma enteada de 9 anos e tento ser o melhor pai que ela poderia ter, ensinando habilidades que eu gostaria de ter tido acesso na infância. Nesse contexto, a educação financeira a meu ver é fundamental, até mais do que química/física/etc.
Percebo que há, na educação financeira infantil, um espaço relativamente inexplorado. O site vem acumulando há anos uma filosofia de vida sólida e que faz muito sentido. Talvez encontrar uma forma de levar essa informação às crianças, pelo canal certo, seja uma oportunidade tanto de negócio quanto de tornar as futuras gerações pessoas melhores.
Desculpem se me alonguei, mas é um tema que venho pensando há algum tempo, acredito que tenha valor e não quero correr o risco de invalidar a ideia por ser mal compreendido.