Estava eu conversando com uns colegas no almoço e eles começam a falar de investimentos. Aquela mesma coisa de sempre: rentabilidade, curto prazo é melhor que longo... Óbviamente não me meti, mas fiquei pensando sobre o que aconteceria se eu entrasse na conversa e queria compartilhar umas conclusões.
Às vezes, acostumados com a bastter.com, esquecemos que isso aqui é uma bolha. Aqui todos riem juntos das loucuras que os traders fazem, mas fora daqui é diferente. Primeiro, o diferentão da conversa vai ser você. Se tentar explicar alguma coisa, vão rir de você, não importa o quão certo esteja. Não vai ser sempre um rolo com alavancagem e derivativos, o bullshit vem disfarçado. Muitas vezes, o cara vem falando de B&H e quando viu misturou trade no meio e você nem percebeu. Não vai ser um anônimo de fórum sardinha que vai vir com essas conversas, vai ser seu colega de trabalho que você admira profissionalmente, vai ser alguém que você considera "pé no chão"... Se mostrar as contas de rentabilidade, é capaz de te impressionar, porque ela vai ser alta (ninguém fala quando ta perdendo).
Enfim, não falar de investimentos não é só pra não te pedirem dinheiro ou dicas, é também pra deixar o bullshit fora da cabeça, porque ele entra e te deixa na dúvida, te confunde. Todo mundo acha que vai "salvar" os outros nessas conversas, mas a chance maior é você se perder.