Faço aportes já a um período de tempo razoável, de forma bem disciplinada. Contudo, durante muito tempo, como ainda não me sentia seguro para tanto, concentrei os aportes em renda fixa. Posteriormente comecei a investir em ações e, mais recentemente, em stocks, sendo que esses ativos concentram atualmente meus aportes.
Contudo, estou com um percentual excedente em renda fixa (está em tesouro SELIC, não perco pela marcação a mercado) e gostaria de diversificar mais em valor.
Pensei nas seguintes alternativas: 1 - aumentar os aportes em ações e stocks, conforme o BS for mandando, usando a grana da renda fixa dividida em vários meses para fazer um aporte médio de 1,3-1,5x o que costumo fazer normalmente. Contudo, com essa alternativa, meu patrimônio em renda variável tende a crescer para um montante em relação ao qual AINDA não me sinto confiável para ver cair 70-80% no fundo e segurar as pontas. Penso que acrescentar FII na carteira seria uma boa diversificação, mas continua sendo renda variável, logo, não resolveria a questão psicológica de fundo.
2 - Aproveitar esse percentual excedente em renda variável para comprar um imóvel para investimento (2 quartos, pequeno, condomínio barato, com boa localização). Dessa forma, diversificaria em ativos reais, mas diminuindo a concentração em renda fixa e sem os percalços psicológicos de uma exposição muito grande a renda variável.
Já possuo um apartamento desses, localizado na cidade em que fiz faculdade. Penso em comprar o segundo. O metro quadrado continua baixo mas, em 10 anos desde que comprei o primeiro apartamento, verifico que ele se valorizou muito pouco (na verdade, pelo que vi, praticamente só conseguiu se igualar à inflação).
Contudo, não moro mais na cidade e, em virtude da profissão, não sei se voltarei a morar. Possuo alguns vínculos e volto ao local algumas vezes por ano, mas não posso estar presente com frequência.Também não sei onde morarei nos próximos anos, só sei que não devo ficar onde estou, então não posso apontar para uma cidade e dizer "é ali" e começar a fazer investimento em imóveis naquele local.
O primeiro apartamento que comprei está sempre alugado, ficou pouco tempo vazio. Está sendo administrado por uma imobiliária e, até o momento, em 6 anos, não tive problemas com ele, com a imobiliária ou os inquilinos (o que não quer dizer que não possa acontecer no futuro).
Portanto, considerando essa situação, gostaria de saber a opinião dos colegas de fórum, em especial os possíveis problemas / desvantagens de cada uma das duas opções.