Tenho uma dúvida e espero que vocês possam me ajudar.
Eu gostaria de montar minha carteira no BS deixando o tesouro SELIC como reserva de emergência. Não vou nem entrar no mérito se é melhor usar poupança ou TD para reserva de emergência.
A questão é: como eu faço para organizar isso no BS? O patrimônio que possuo atualmente no TD SELIC é computado no grupo de renda fixa e acaba distorcendo os percentuais no grupo consolidado.
Seria interessante se houvesse uma forma de selecionar determinado ativo e classificá-lo como reserva de emergência (uma caixa de seleção, por exemplo), de forma que o sistema identificasse que aquele ativo específico pertence ao grupo de reserva de emergência e não a um grupo de renda fixa. Se eu colocar o valor do meu patrimônio de TD Selic também na aba reserva de emergência, o valor acabará sendo computado duas vezes.
Eu quero ter o controle de quanto tenho de reserva de emergência, mas ao mesmo tempo, gostaria que esse montante não fosse considerado no patrimônio global, pois o seu percentual em relação ao todo não me interessa. Assim que eu atingir o valor estipulado, o dinheiro vai ficar ali paradinho, só esperado a "emergência" que eu espero que nunca chegue.
A única solução que vi foi excluir o ativo TD Selic da aba renda fixa, mas gosto de manter o ativo ali porque o sistema atualiza os valores e depois ainda facilita a minha vida na hora de fazer a declaração do IR.
Espero que eu tenha conseguido me explicar. Não sei se sou eu que estou fazendo alguma coisa errada.
Outro ponto que eu acho que ajudaria bastante seria ter a opção de organizar os ativos do TD por classe (IPCA, PREFIX, SELIC), independentemente da data de vencimento. Acredito que ajudaria a distribuir melhor os percentuais.
Aproveito a oportunidade para parabenizar os criadores do Bastter System. Acho o sistema formidável e bastante didático. Tenho achado muito mais fácil que utilizar tabelas de Excel (pra que não tem experiência, pelo menos). Todo mês a única coisa que tenho que fazer é acessar o sistema, olhar o que tem menos e aportar. Pronto!