80% do resultado depende de 20% do esforço
Não adianta perder tempo com os detalhes e esquecer os princípios fundamentais
Você quer ter uma vida boa? Quais os princípios fundamentais pra uma boa vida?
Acho que todo o mundo tem uma noção geral disso, né? É senso comum:
Saúde, família, ajudar outras pessoas
Fazer exercício, comer bem, evitar vícios é cuidar da saúde física
Parar de perder tempo com o que não importa, procurar a #pas é cuidar da saúde mental
Ajudar outras pessoas é ser prestativo, é ser útil e esforçado no que fizer, é evoluir como pessoa de todas as formas. É gerar valor pra sociedade, seja no trabalho remunerado ou sem remuneração
E família, de sangue ou por afinidade (inclusive amigos), é o que completa o ser humano e dá sentido ao resto
Não faz sentido fazer algo se não for seguindo esses princípios gerais. E isso inclui o processo de investir também
Não quero fazer nenhum tratado de Ética ou investigar profundamente o bom viver. Só quero lembrar o básico, o feijão com arroz
Se você gosta de estudar sobre investimento, tudo bem. Eu também gosto. Gosto de acompanhar as empresas, entender o que elas fazem, etc
Mas não faça disso um motivo pra sacrificar os princípios fundamentais. Não se perca no caminho do trade, dos detalhes insignificantes, das discussões intermináveis, da ansiedade, do estresse, do TOC, etc
Viva a vida. Escolha como viver. Ela tá seguindo lá fora, quer você preste atenção ou não. Quando você menos perceber, ela passou
Memento mori, lembra-te de que morres.
Felicidade e sabedoria