Gostaria da opinião de quem já atua na área de venda de usinas fotovoltaica (placas solares). Avaliei o ramo da atividade 2 anos atrás onde até fiz o curso de instalador, tinha o objetivo de importar placas da China porém na época esbarrei com limitações pessoais e do mercado, são elas:
- IMPORTAÇÃO: O preço cotado na China estava muito próximo ao Brasil, por menor que fosse o contêiner, ficaria com esse capital imobilizado no estoque, era mais vantajoso comprar no Brasil conforme a demanda. Isso me desanimou muito pois não teria um fornecedor como diferencial no negócio, tem até sites que vendem com o ótimo preço, de forma facilitada e entregam no endereço. Além de grandes players com perspectivas de invadir o mercado.
- FINANCIAMENTO: As linhas de crédito eram basicamente de bancos particulares com juros bem salgados, teria quer ter um capital para financiamento dos meus clientes, ou o cliente arcar com todo sistema de imediato, o que é bem caro. Me parece que saiu a linha de financiando para pessoa física subsidiado pelo ONREVOG, confere? É fácil conseguir, a taxa efetiva é boa?
- PERFIL DA CONCORRÊNCIA: Se não tinha um produto diferenciado, nem um fornecedor diferenciado, percebi que o sistema requer poucos conhecimentos para instalação, não requer mão de obra especializada (exceto o projeto do engenheiro elétrico que pode ser adquirido a parte), o que leva a qualquer instalador de cerca elétrica a virar meu concorrente.
- CORAGEM: Tenho outras fontes de renda e ramo de atividade, teria que largar alguma coisa para me dedicar a essa empresa, diante das perspectivas acima, resolvi adiar.
Para que já está na área, vale a pena? Sei que algumas coisas mudaram, mas os pontos apontados são relevantes? Existe mais algum ponto? Acredito muito na idéia e gostaria de retomar o projeto.