Como aqui se fala muito de novo mercado, mas não encontrei nada sobre o assunto para iniciantes, envio uma pequena contribuição. Espero que gostem.
Novo Mercado
Data de criação: ano 2000
O que é? O “Novo Mercado” é, mais amplamente, assim designado um segmento de empresas que VOLUNTARIAMENTE se comprometem com a adoção de práticas de governança corporativa que vão muito além das que são obrigatórias por lei, ampliando assim os direitos dos acionistas e a qualidade das informações prestadas pela empresa.
O Novo Mercado exige alguns níveis de governança a mais do que os exigidos por lei, portanto níveis mais altos, e como já foi dito, confere maior transparência e respeito aos acionistas.
As empresas do chamado Novo Mercado só podem ter ações ON (ordinárias), que são as mesmas que os donos possuem. São as ações que tem o 3 no final (Exemplo: BAST3), mas, repetindo, só tem essas ON. Não possuem e não podem possuir ações PN (tipo BAST4) ou Units, que são combinações de ações ON e PN. Essa obrigação de não poder ter PN (Ações Preferenciais) é a grande diferença das empresas com ON que não são do Novo Mercado. Mas elas ainda são subdivididas em nível 1 e nível 2, dependendo do grau de compromisso que estas empresas assumiram ao solicitar este título.
Nível 1
Estas empresas precisam possuir um Conselho de Administração com no mínimo cinco conselheiros, com um mínimo de 20% de conselheiros independentes da empresa (portanto no mínimo um conselheiro que não tenha relações com a empresa, e que não serão portanto funcionários ou recebedores de benefícios da empresa). O mandato dos conselheiros independentes é de no máximo dois anos, dificultando a compra do conselheiro.
Como só existe um tipo de ação, o tag along será sempre de 100%. (Tag along é a obrigação do comprador da empresa de oferecer aos minoritários o mesmo valor que paga aos majoritários por ação.
As empresas do Novo Mercado que são nível 1 aceitaram uma transparência da governança corporativa e todas as regras de dispersão acionária (pulverização do capital, possibilidade de muitos sócios, etc).
Nível 2
As de nível 2 tem tudo que as de nível 1 tem, porém as regras são acrescidas do equilíbrio de direitos entre os acionistas majoritários e os minoritários (este minoritário é você, parabéns).
Para finalizar, recomendo sempre as empresas do novo mercado.