Pretendemos abrir um negócio (padaria). Eu e meu esposo somos servidores públicos e percebemos que o barco está a fundando (antes tarde do que nunca).
Por enquanto, vamos começar pequeno. Mesmo porque não pretendemos "largar o emprego" de imediato. Assim, ambos continuaremos com nossa jornada de trabalho normal. Por outro lado, não dependeremos do dinheiro do negócio para sobreviver no início.
Partindo desse cenário, nós vamos trabalhar nos finais de semana e na semana antes e depois da jornada do "emprego". Logo, precisaremos ter funcionários/sócios para manter o negócio em funcionamento durante nossa ausência.
Conhecemos um casal que está fazendo bolo e torta em casa pra vender. Produtos simples e bons. Eles não têm capital. Ficaram sem emprego e resolveram fazer isso pra sobreviver. Também sabem se comunicar e são educados, temos uma boa impressão. Parecem confiáveis, trabalhadores e honestos. Mas, não tem mesmo nenhum capital. Então, eles poderiam entrar somente com o trabalho.
Então para viabilizar o funcionamento do negócio, nós teríamos 2 opções:
1) contratar 2 funcionários;
2) oferecer uma sociedade para esse casal que entrariam com a mão de obra;
Sim tudo formal, dentro da lei, com contrato elaborado por um advogado, contador para fazer a parte contábil etc.
Gostaria de conhecer as experiências, bem como formas de controlar os riscos.
Nunca empreendemos. Analisei várias opções e o que identifiquei que esse seria o ramo que mais tenho conhecimento/habilidade. Então, partindo do pressuposto não invista no que não conhece, não avancei os estudos em outros negócios.