Bom dia!!
Iniciei recentemente meus estudos em stocks, rapidamente percebi que o Earnings per Share consta nos quadros das stock e não consta no quadro de ações. Está definido assim no FAQ da área de investimentos no exterior: “Esse indicador possui uma importância maior no mercado dos Estados Unidos devido as constantes, e muitas vezes robustas, recompras de ações que resultam em aumento da participação acionária de cada investidor.”
O objetivo da pergunta não é a utilização isolada do indicador e sim entender como posso utiliza-lo para analisar o “big picture”.
Para ilustrar melhor minha dúvida vamos imaginar uma situação hipotética, duas empresas (A e B), ambas do mesmo setor, concorrentes entre si, com boa governança, situação de dívida e caixa equilibrados, ambas BOAS empresas, e ambas com lucros iguais, porém com quantidades de ações diferentes (LPA diferentes).
Exemplifico:
Empresa A lucro de 2bi – quantidade de ações 2bi – LPA = 1
Empresa B lucro de 2bi – quantidade de ações 1bi – LPA = 2
Além do que está definido no FAQ, haveria alguma vantagem em ser sócio da empresa B com relação a empresa A?? Recebimentos de proventos?? Maior crescimento?
Antecipadamente agradeço.