Data original: 20/05/2019Hoje tive um tempo para investigar algo que gostaria de ter feito faz muito tempo, o efeito Lindy sobre resultado líquido (lucro/prejuízo) e aumentos/quedas do resultado.
Inspirado no post do celtiberian (
Empresas boas tendem a continuar boas - Ações - Bastter.com), peguei dados da B3 entre 2000 e 2019 e fiz um pequeno código para replicar os resultados, porém explorando diferentes horizontes e também o aumento e diminuição do resultado líquido das empresas Brasileiras. segue abaixo o gráfico:
Principais resultados:
- O tempo é aliado da empresa. Quanto mais tempo com resultados positivos (lucros) consecutivos, maior a chance de ter lucro no futuro.
- No lado do prejuízo, o efeito lindy é mais fraco que para lucro. Veja que a probabilidade de prejuízos serem consecutivos é sempre menor. Ou seja, a chance de um prejuízo ser seguido por lucro é maior do que um lucro ser seguido por prejuízo.
- Olhando do aumento do resultado, temos o mesmo efeito: uma empresa com aumentos consecutivos de resultado líquido irá ter mais chances de aumento com o tempo.
- Para as quedas do resultado, notem que a probabilidade diminui a medida que o horizonte aumenta.
A mensagem é clara: a inércia financeira é a regra e não excessão. Empresas boas continuam boas ou melhoram, empresas ruins tendem a continuar ruins.