Data original: 25/05/2019
Hoje existem 2 pessoas no meu trabalho que o comportamento delas me "incomodam". Ou talvez só me assuste.
Uma delas é um coach. Que já mencionei num outro tópico.
Mas o foco aqui será um outro colega, um engenheiro mecânico (assim como eu), e ele pra mim, é meu lembrete diário de comportamento sardinha.
É uma mistura de pena, raiva, tristeza, perplexidade entre outros sentimentos.
Vou tentar situar um pouco (talvez fique um pouco grande)...
Ele ganha relativamente bem, quase um piso de engenheiro, chuto que por volta de 6 SM. Só que desde o primeiro dia de trabalho, já ouvi ele reclamando que está quebrado, que não tem dinheiro pra nada, que escolhe qual dívida pagar no mês.
Segundo ele, ele teve um empreendimento, uma venda de açai, que quebrou e ele paga até hoje isso.
Certa vez, quando tinha mais ou menos 6 meses de empresa, ele me pediu dinheiro emprestado (uns 150 reais), pra pagar conta de luz, que era véspera de feriado, o banco dele não conseguiria transferir, e se não pagasse cortaria a luz no feriado, ele com nenem recem nascido em casa. Jurou que me pagaria no dia seguinte. Paguei a conta, e nunca mais se falou nesse dinheiro. Cerca de algumas semanas depois, ele estava contando moeda e perguntando o valor da passagem de onibus, falei que era cerca de 3,5 , ele só tinha 2 reais. Dei 2 reais, ele me disse que pagaria no dia seguinte. eu disse que era dinheiro dado que nao precisava. No dia seguinte ele me pagou os dois reais.
No trabalho, ele é um cara tecnicamente bom, entende de projetos, especificação de quase todos os componentes, fornecedores. Mas não consegue cumprir 1 prazo. Fala que a tarefa vai demorar 3 horas, demora 3 dias, e não avisa a ninguem que vai atrasar, nem porque atrasou. É extremamente avoado, não tem boa postura, parece de outro planeta, trabalha em outro ritmo.
Como trabalho na mesa ao lado dele, vira mexe eu vejo o pc dele, oq ele está fazendo, vira e mexe ele puxa papo. Qual é o papo preferido dele ? BITCOIN. Ele se intitula antigo trader, hj "trada" com crypto. Se diz orgulhoso de ganhar cents, focar na %, que se tivesse dinheiro iria ganhar muito dinheiro. Sempre ta com um homebroke ligado, operando poucos dólares. Só que isso era uma coisa que só eu via e escutava. Só eu estava observando que ele não entregava no trabalho, pq estava perdendo tempo com outras coisas.
Agora ele inventou outra.
Ele começou, junto com a esposa dele, a fazer cone de chocolate pra vender. Até ai ótima idéia. Ta precisando de grana, correndo atrás. Só que o cara, mostra uma empolgação, uma dedicação, pra vender esses cones por 5 reais, que nao mostra no trabalho. Toda hora oferece pra todo mundo, de mesa em mesa, no meio do expediente, sem tato. Isso me incomoda (nao sou gestor dele, nem tenho responsabilidade nele) imagino oq isso faz com a cabeça do chefe.
Essa sexta, ele teve uma "crise de soluço" e foi pro hospital,na parte da manhã, tipo 9hrs. sem comunicar ninguem. Já tinha atrasado a entrega de um documento do dia anterior pra um cliente, sem avisar ninguem. Cliente liga cobrando, chefe descobre, e fica com uma raiva descomunal (com razão). Ai ele chega, no fim do expediente, numa sexta, com sua bolsa térmica de cones. Primeira coisa que fala, é "gente, trouxe vários cones com sabores novos". Gerente chama ele, eles tem uma conversa áspera. Ele sai da reunião, passa de mesa em mesa, com sorriso no rosto, perguntando se a pessoa quer cone, insiste na venda. E vai embora, sem ligar o PC, sem compensar as hrs, sem peso na consciencia, com o mesmo sorriso no rosto...