Alguém aqui teria vivência e conhecimento a respeito das ações de bancos nos EUA?
Olhando pelo quadro dá para ver que a maioria esmagadora deles é listado na bolsa como holding. Os que não eram ao longo do tempo foram virando.
Se vocês procurarem nos filtros e rating, está cheio de empresas denominadas "bancorp", "bancshares", "corp", etc. Com os balanços mais semelhantes aos de uma empresa normal, e não balanço bancário em si. São todos holdings, a empresa listada é apenas a holding que é dona do banco abaixo. É como se não tivesse Itaú lá, só Itaúsa.
Segundo a wikipedia as vantagens são facilidade para levantar capital, comprar outros bancos ou entidades não-bancárias mais facilmente e mais facilidade para emitir ações. Na última crise Goldman Sachs e Morgan Stanley se converteram de banco puro para holding.
E se vocês verificarem tem muitos bancos menores com balanços bem redondos e consistentes. Redondos até demais que você chega a desconfiar.
O problema é que há diversos cenários nos quais os balanços da holding pode estar bom mas o do banco estar ruim. Existe algum local que contenha os balanços dos bancos em si? Tal qual aquele bancodata aqui do Brasil traz os dados bancários divulgados pelo BC de forma organizada.
Além disso, para o pequeno investidor, qual a vantagem ou desvantagem disso? Se um dos bancos da holding quebrar ela vai pro saco junto ou se escapa? Nos EUA a legislação é um pouco mais branca com bancos, aqui no Brasil tem responsabilidade ilimitada e inclusive pessoal do controlador, nos EUA não tem isso.