Olá pessoal, esse é meu primeiro tópico no site. Encontrei o Bastter alguns dias atrás por acaso enquanto pesquisava algumas ações no Google. Achei o material interessante, li bastante coisa nos últimos dias, toda a área de iniciantes, vários FAQs e vários tópicos aqui no fórum.
Depois de ler esse todo esse material no site, cheguei a uma conclusão bombástica: Eu sou uma sardinha. Total sardinha, baita de um sardinhão.
Incrível como praticamente tudo que eu fiz desde que comecei a investir, há uns 2 anos, está completamente errado. Tenho um amigo da época da faculdade que virou assessor em uma corretora, abri a conta nessa corretora e deixei todo o meu dinheiro na mão desse amigo, e só fazia o que ele recomendava, afinal ele era o "entendido do assunto", e nunca me liguei muito. Resultado de como estão os meus investimentos hoje:
- 19% em CDB de banquinho
- 12% em um fundo de ações de renda fixa
- 12% em um fundo de ações multimercado
- 9% em 4 ações de small caps (segundo o assessor elas tem boa chance de valorizar pra caramba)
- 48% em conta corrente com poupança integrada
Felizmente, mesmo sem conhecer o conceito de RE eu até instintivamente sabia que tinha que deixar uma parte do patrimônio em poupança pra poder usar de imediato. Mas eu estava meio descontente com os rendimentos dos investimentos, principalmente dos fundos de ações, e resolvi começar a estudar por conta própria. Daí achei o Bastter. E agora estou percebendo a quantidade de bobagem que fiz até agora.
Mas enfim, antes tarde do que nunca. Vou mandar esse "amigo" pastar e tomar as rédeas do meu dinheiro. Ainda tenho muito pra aprender, mas esse site já me ajudou bastante. Obrigado pelas informações compartilhadas aqui, e bora sair do cardume.