Está no roteiro do iniciante. Está no FAQ. Já foi discutido em 300 tópicos. E toda vez que um Zé Continha vem falar que vai aplicar em um "fundo", ou no "tesouro selic", como as corretoras e os bancos falam, o Bastter vem e dá uma voadora.
Mas resolvi criar um tópico só pra contar, na prática, uma utilização desse pilar da filosofia.
Familiar próximo foi internado em situação grave. O plano de saúde ficou colocando restrições e mais restrições para não liberar a cirurgia. Depois de 6 dias de internação, teve duas complicações em dois dias seguidos na UTI. Fui chamado de madrugada na UTI. A cirurgia já havia se tornado, então, necessária sob risco de morte. E o plano só enrolando.
Negociei no dia seguinte, no hospital, para que eu custeasse os aparelhos, parcelasse o resto, a cirurgia fosse feita imediatamente e após eu aguardaria o reembolso do plano.
Negociei no hospital às 09:20, 10 horas o banco abriu e fiz a transferência do valor dos equipamentos, (estourava o limite para transferência online), 14 horas a cirurgia foi feita. Foi a reserva de emergência inteira para cobrir.
Situação resolvida. Familiar passa bem e sem risco de vida. Agora vai ser uma briga, provavelmente na justiça, para tentar reaver o dinheiro do plano e alguns meses para reconstruir a RE - o que nesse caso é o menos importante.
Tirei desse episódio três lições que queria compartilhar com o pessoal aqui da Bastter e que se alinham com a filosofia:
1 - SEMPRE tenha reserva de emergência. Na hora do aperto, se você for depender do plano de saúde ou do ONREVOG, uma vida pode ir embora...
2 - RE sempre na poupança. Se estivesse em um fundo, em tesouro SELIC, etc, era mais um dia aguardando até a grana cair. E aí? Faria o que nessa hora?
3 - A gente investe e poupa para ter #pas. Não é pra buscar 13 reais, mas sim para garantir a sua independência para que você possa cuidar do SEU e dos SEUS.