Boa tarde,
Estou na dúvida de um local para aluguel, entre dois.Sou casado e minha esposa queria um local maior, pois desejamos ter filhos.
Há um local em área muito nobre da cidade, com alta qualidade de vida, que perfaz 15% da minha renda mensal(o valor nominal do aluguel é alto e assusta.15% se refere ao valor aluguel + condominio + IPTU).Esse ja tem uma boa parte da mobília embutida, além de ar condicionados e aquecedor de água, não teria custos extras com mobiliário etc.
Há outro em área intermediária, mais longe, com mobilia bem básica embutida, com o qual teria alguns gastos extras na compra de aparelhos/pequena parte mobilia, é pelado(primeiro aluguel).Este geraria um custo total de 10% da minha renda mensal, mas o valor nominal não assusta tanto.
Minha renda é boa, porém as vezes variável, pode ser que ganhe mais ou menos em relação ao basal, tendendo para mais.
Vamos a conclusão:
Até que ponto 5% da renda mensal pode diminuir aportes?
Vale a pena sacrificar esses 5% por aumento da qualidade de vida?
Repito:O que me assusta é o valor nominal do aluguel mais caro.Caso não me importasse com aportes e fosse “leigo”,seria quase o preço de um financiamento mensal para compra.