Data original: 22/06/2019
Bom dia!
Compartilhando um texto que escrevi, e que saiu num blog interno da empresa onde trabalho.
Aproveitem. Se possível deixem seus feedbacks!
Obrigado!
Quando resolvi me mudar de cidade, decidi também me libertar de algo me escravizava: o carro. “Espera aí, Guilherme!!! Como assim!? Um carro te dá liberdade de ir e vir, sempre que quiser! Não faz sentido o que você diz!”.Calma… Explico.
Sempre que eu ia ao shopping, me incomodava procurar a vaga, e depois pagar um preço não muito camarada no estacionamento. Podia tentar reduzir esse custo estacionando na rua, mas achar uma boa vaga de rua nas grandes cidades se equipara em dificuldade a ganhar na mega sena (perceba como você comemora quando a isso acontece). Ir ao trabalho de carro era algo inviável. Você já deve ter visto na TV os engarrafamentos nas grandes cidades, onde se leva 2 horas para percorrer um trajeto de 40 minutos.
Então, decisão tomada, tomei ações que me ajudariam neste novo estilo de vida. Comecei por alugar um imóvel com fácil acesso a transporte público e a comodidades do dia a dia, como padarias, mercados e pet shops.E, obviamente, vendi o carro!
“Ok, Guilherme, mas agora você está escravo. Não tem um veículo para ir onde quiser”. Realmente não tenho UM veículo. Agora eu tenho vários! Posso ir de metrô, lendo meu livro favorito. Posso pedir um carro por aplicativo e conhecer pessoas e histórias interessantes. Ou ler o meu livro favorito, responder uns e-mails, ou até tirar um cochilo devido a uma noite mal dormida. Posso também andar de bike, essas amarelinhas que estão tendo por aí. E se for para um fim de semana com minha namorada, alugo um carro, que pode ser um 1.0 popular ou um SUV bem maneiro dependendo da ocasião. E, é claro, para distâncias mais curtas, porque não fazer uma caminhada até a padaria? Um ou dois quilômetros de caminhada não matam!!!
E veja bem que eu nem falei sobre os custos de se manter um veículo, seguro, manutenção, IPVA…
Naturalmente, cada um tem suas individualidades: família, filhos, trabalho em vários lugares ou em cidades mais distantes. Mas vale a reflexão. Será que um carro é realmente necessário para a sua realidade? Portanto, pare e pense se você também não pode se libertar!