Boa tarde pessoal.
Gostaria de tirar uma dúvida com os entendidos do site, eu fiz algumas pesquisas no site mas ainda fiquei com algumas dúvidas.
Devo mudar de cidade em breve e estou considerando a possibilidade de morar em casa, nos últimos 10 anos tenho morado em apartamento, mas indo pra Curitiba planejo alugar uma casa com quintal. E caso venha a me mudar no ORUTUF irei morar em casa, não gosto da ideia de cães grandes em apartamentos.
Minha ideia é, caso consiga uma boa casa com quintal, comprar e adotar um ou dois cachorros, mas estou com algumas dúvidas e precisava de uma ajuda do pessoal do site. Pessoalmente eu prefiro adotar, mas como busco algumas características específicas de comportamento fica complicado. E a personalidade do cachorro varia muito, meus pais tem dois vira latas, um é totalmente independente, nem dá bola pro pessoal, enquanto o outro busca até contato físico o tempo todo.
Eu e minha esposa trabalhamos o dia todo, então o dog vai ficar sozinho boa parte do tempo. Buscamos um cachorro que possa aliar algumas características: cuidar da casa e da família, poder ficar boa parte do dia sozinho, ser amigável com crianças (planejamos ter o primeiro filho daqui a um ano).
Aí vem as dúvidas:
1) Nas pesquisas que fiz, sobretudo aqui no site, o mais indicado seria um pastor alemão. É isso mesmo? Existe alguma diferença de comportamento entre fêmea/macho? Preferiria a fêmea por ser um pouco menor.
2) Para não deixar o cão acima sozinho tinha pensado também em adotar um vira lata, para fazer companhia mesmo. Isso faz sentido ou é bullshit da minha cabeça? Um ponto que vi lendo o perfil do pastor alemão é que a convivência com outros cães não é tão fácil, mas não seria melhor uma companhia do que ficar sozinho o dia todo?
3) Como saber se um canil é confiável e trata bem os animais? Existe algum tipo de certificação pra isso? Não me importo muito com o preço, mesmo porque o custo do animal em si é pouco representativo em relação ao gasto total ao longo da vida.
Valeu!