Esta é uma mensagem de agradecimento a todos desta comunidade. Ontem me livrei de uma amarra que me prendia há cinco anos. E foi graças ao Roteiro do Iniciante e a diversos tópicos dos fóruns da Bastter que consegui dar um passo importante no processo de des-sardinhização (ainda há um longo caminho nessa jornada). Em 2014 financiei um apartamento em 35 anos. Um imóvel em uma região perigosa, que não era solução nenhuma para a minha família. Uma sardinhagem de dar inveja! Para piorar, quando comecei a estudar educação financeira (no YouTube!) comecei a juntar dinheiro enquanto o financiamento rolava...
Somente quando passei a frequentar o site com mais assiduidade fui entendendo o tamanho da encrenca em que tinha me enfiado. Ainda assim, demorei até me conscientizar de que deveria parar tudo, vender tudo o que tinha e amortizar o financiamento. Tomei a decisão há pouco mais de um ano. Então eu e minha esposa começamos a amortizar aos poucos aquela dívida que parecia infinita.
Em resumo, tivemos uma entrada inesperada (e lícita hehe) de recursos neste mês e conseguimos quitar de uma vez o financiamento. Pela primeira vez desde que me casei posso dizer que não tenho dívidas! Mas o mais importante foi ter aprendido na prática que o ônus do financiamento para o pequeno investidor está muito além dos juros ou de qualquer bobeseira de continha matemática. Desde que financiei meu apartamento, minha família cresceu (com a chegada de dois filhos), abri uma empresa, fechei esta empresa, perdi empregos, arrumei empregos, tive que me mudar de lá... enfim, minha vida mudou nesse curto intervalo de tempo e as decisões que tive que tomar estavam inevitavelmente influenciadas pela pressão da parcela mensal.
Como deixei de pensar em investimento por um tempo, acabei também frequentando menos essa comunidade nos últimos tempos. Esses dias retomei o acesso por aqui e vi que a sardinhagem parece que se multiplicou... (sei que eu também ainda sou sardinha em muita coisa). Mas aos sardinhas de plantão, minha recomendação é: sigam as orientações do pessoal que está aqui há mais tempo e não se ofendam com as voadoras do Bastter! Ao Bastter e ao pessoal que se dedica espontaneamente ou de ofício a este portal, meu sincero obrigado. Vocês me ajudaram a me libertar de uma corrente à qual eu nem sabia que estava preso.
Agora é só focar em comprar na baixa e vender na alta para ser feliz

Brincadeira, pessoal. Grande abraço!