Boa noite Senhores.
Essa questão sempre esteve no meu pensamento.
Vim de uma família de classe média alta. Nunca nos faltou nada, até sobrou em alguns momentos.
Tendo estudado em uma escola tradicional de SP, eu percebi alguns colegas (evidentemente ricos e com uma situação financeira até melhor do q de minha família) chorando miséria financeira, falando sobre supostas dificuldades etc.
ser pobre naquela época era legal. ter dinheiro era vergonhoso e deveria ser escondido. sob pena de deixar de ser "cool".
com 15 anos comecei a achar essa atitude errada. passei a valorizar e muito o esforço dos meus ascendentes. eles se dedicaram em vida para me deixar um legado, uma herança. não digo aquela que se transmite com a morte mas sim a oportunidade de ter uma família financeiramente estruturada, ter uma boa educação, plano de saúde etc..
Hoje, mais velho, penso, na mesma linha, que quando eu tiver filhos irei ensiná-los sobre não negar as próprias origens, que não se deve medir as pessoas pelo quanto elas ganham, que ter grana não te faz melhor do que ninguém. (e nem pior)
Tudo isso aprendi com meus pais, junto com a força de vontade, o amor pelos estudos e pelo trabalho, a dedicação interminável.
Nesses dias eu presenciei mais uma "disputa" por pobreza dentro de um circulo de pessoas claramente privilegiadas. A sensação que fiquei ao ouvir de um colega "ostentador" é que hj ele pode por ter sido supostamente pobre no passado!
O que acham senhores? Já sentiram isso? Grande abraço!