Prezados, tudo em paz
Vou compartilhar uma pequena dica que pode ajudar quem já usa o Excel. Ela não é avançada, mas se você não entende um pouco de Excel, talvez fique um pouco confuso.
Quem já usa o Excel provavelmente já teve que utilizar a fórmula =PROCV para procurar algum valor em tabela, certo?
Mas, vamos supor que a base de dados que você está usando tem dois eixos, tal qual a do exemplo abaixo:

Não é lá a melhor forma de se armazenar dados, mas certamente vocês já tiveram que lidar (ou até organizaram) dados assim.
Supondo que eu queira obter o número de voadoras recebidas em MAIO de 2018. Como eu faria isso com PROCV()? Bem, eu posso procurar o valor dessa forma:

Basicamente, eu to procurando o valor 2017 (AZUL), na tabela com os dados (VERMELHO), e escolhendo a coluna de número 6 (ROXO, mês 5 acrescido de 1 [já que a primeira coluna não é janeiro e sim os os anos]) e por fim exigindo uma correspondência EXATA (o 0 no final da fórmula).
Ao inserir essa fórmula em uma célula eu vou obter "18". Deu certo! Sucesso! Mas... E se o eixo horizontal não for composto por algo sequencial e ordenado, como é no caso dos meses. E se o eixo horizontal for um nome, um código ou seja lá o que for. Como proceder?
Um usuário um pouco mais experiente poderia dizer: "É só criar uma tabela linha relacionando os títulos do eixo horizontal os números, ocultar a linha e utilizá-la na fórmula, hehe.". Não. Não seja essa pessoa.
Entra aí uma combinação muito poderosa de duas fórmulas: ÍNDICE() e CORRESP().
ÍNDICE() - petorna o valor de um elemento em uma tabela ou uma matriz, selecionado pelos índices de número de linha e coluna.
CORRESP() - procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo.
Como essas fórmulas se relacionam? No exemplo a resposta vai ficar mais clara.
Segue uma tabela alterada e que mostra minha falta de criatividade:

Se é desejado saber quantos LÁPIS o PAULO vendeu, como proceder?

Vamos entender o arco-íris acima:
1. O primeiro argumento da fórmula ÍNDICE() é a matriz de dados (AZUL);
2. O segundo argumento da fórmula ÍNDICE() é número da linha;
a. O número da linha é obtido através da fórmula CORRESP();
b. O primeiro argumento da fórmula CORRESP() é o valor procurado: paulo (VERMELHO);
c. O segundo argumento da fórmula CORRESP() é a matriz procurada: nomes (ROXO);
d. O terceiro argumento da fórmula CORRESP() é o tipo de procura: 0 (EXATA);
3. O terceiro argumento da fórmula ÍNDICE() é número da coluna;
a. O número da coluna é obtido através da fórmula CORRESP();
b. O primeiro argumento da fórmula CORRESP() é o valor procurado: lápis (VERDE);
c. O segundo argumento da fórmula CORRESP() é a matriz procurada: produtos (ROSA);
d. O terceiro argumento da fórmula CORRESP() é o tipo de procura: 0 (EXATA);
O que isso vai fazer? Vai procurar o valor que está na LINHA 2, da COLUNA 1 da matriz de dados e retornar 86.
Como? CORRESP() pro valor de linha vai procurar paulo na matriz de nomes que achamos e retornar o valor 2 (posição de paulo na matriz que vai de pedro-ponyo). O mesmo será feito pra coluna, onde o valor lápis vai ser procurado na matriz que vai de lápis-clips e retornará-se o valor 1.
Não tem mágica, é só lógica! E não precisa se limitar a usar ÍNDICE+CORRESP apenas quando seus dados estão dispostos dessa forma, dá pra substituir totalmente o PROCV() e o PROCH() caso seus dados só tenham um eixo, é só inserir o número de coluna/linha manualmente.
Espero ter ajudado alguém e se essa explicação ficou confusa em algum ponto, só perguntar que eu posso esclarecer!