8 Vacina DTPa na gravidez comentada em 02/07/2019 14:28 Saúde e Esportes luisamsca em 02/07/19 9:25 comentada em 02/07/2019 14:28 Pessoal, a vacina DTPa é nova no calendário nacional. Foi introduzida no final de 2014 para aplicação em gestantes no último trimestre da gravidez. Fiquei grávida em 2013 e não tomei estava vacina. Agora estou grávida novamente e descobri essa vacina. Como não conhecia fui ler a bula do laboratório disponibilizada na ANVISA e fiquei um pouco confusa:"Não existem dados disponíveis em humanos. Os estudos em animais não indicam quaisquer efeitos prejudiciais em relação à fertilidade feminina. Os estudos em animais não indicam quaisquer efeitos prejudiciais diretos ou indiretos em relação à gravidez, desenvolvimento embrionário/fetal, parto ou desenvolvimento pós-natal. Assim como com todas as vacinas inativadas, não se prevê dano ao feto pelo uso da vacina dTpa-R. No entanto, não estão disponíveis dados adequados sobre o uso de vacinas que contêm pertussis em seres humanos durante a gravidez. Portanto, deve-se usar a vacina dTpa-R na gravidez somente quando claramente necessário e se as possíveis vantagens forem superiores aos possíveis riscos para o feto."Pela bula parece que é preciso analisar o caso concreto e ponderar as possíveis vantagens e os possíveis riscos. Mas, o calendário nacional de vacinação diz que ela é obrigatória para todas as gestantes.Alguém saberia informar se esse protocolo é comum em outros países?