Data original: 03/07/2019
O que aprendi:
1 - Vai lá e corre.
Nas duas primeiras semanas é bem difícil criar a rotina, adotei o lema do vai lá e corre. Chegava em casa, colocava o tênis e tchau pra rua. Depois uns 15 dias virou prazer.
2 - É você e só você.
Comecei tentando colocando meta, 3km, 5km. 7min por km, 6 min por km. Tinha que correr igual ou melhor do que a galera da minha idade. Isso só frustrava porque sempre vai ter alguém melhor que você, ainda mais nesses aplicativos que ficam comparando as pessoas. Abandonei isso e passei a competir comigo mesmo, uso só meu Garmin sem conexão com ninguém... Meta é hoje melhor que ontem.
2 - Coloque a dor ao seu favor.
Dói e todo dia dói. Quando começava a doer em 2km eu ia até 3km. Depois parou de doer nos 2km e começou a doer nos 3km e ia até os 4. Hoje a dor é um sinal de que eu posso ir além, fazer mais. Então quando começa a doer sinto uma pontinha de felicidade porque sei que é hora de ir pra frente. Hoje doeu nos 7km e fui até os 10.
3 - Tênis tem que ser bom. Creme Chamois nos pés e virilha também ajuda.
Correr com bolha no pé não dá. Mesma coisa com assadura. Sofri mas aprendi, tem dor que dá pra evitar.
4 - Tem dias que vai ser foda e é assim mesmo.
Corpo dá uma variada, não tem jeito. Tem dia que vai ser mais difícil respirar, as costas vão doer de um jeito estranho... aceita que dói menos.
Cheguei nos 10k, rumo aos 20k