1 Erro no Cálculo de IR de Operações Comuns - Venda Descoberta comentada em 12/07/2019 16:29 Suporte fqarruda em 12/07/19 16:25 comentada em 12/07/2019 16:29 No dia 04/07 vendi ETFs com lucro, mas acabei vendendo junto por ENGANO uma quantidade maior do que tinha devido a erro na ordem que não consegui corrigir 100% a tempo, resultando numa venda descoberta de uma quantidade pequena de ETFs, mas ainda assim ocorreu.No dia seguinte 05/07 comprei a quantidade vendida a descoberto por um valor superior ao vendido, encerrando a operação.Independentemente da bagunça, ao somar as despesas das compras e subtrair as receitas das vendas em meu controle para apuração de lucro, o IR não está batendo com o valor calculado pelo BS. Simulei no BS se a compra tivesse sido no dia anterior e a venda no dia seguinte, ou seja, se não fosse uma venda descoberta seguida de compra, e ai os números bateram com meus cálculos. Entendo que o fato de ter sido uma venda descoberta seguida de uma compra não deveria afetar o cálculo da apuração do lucro mensal, mas está diferente...Não sei se a ordem dos tratores altera o sentido da ponte para fins fiscais.Agradeço se puderem verificar.Grato,Fernando Arruda