Data original: 12/07/2019
Após a instalação do Python, para quem decidiu instalar, algo interessante que pode se procurar no momento é uma IDE ou um editor de texto, que são aqueles programas com linhas de código que parecem um arco-íris que a gente vê nos filmes

. Conceitualmente, IDE é um software mais especializado na utilização de desenvolvimento de códigos e programas, no caso do Python, posso dizer que o Pycharm (
https://www.jetbrains.com/pycharm/) é uma IDE. Já editores de texto são programas mais simples, são meio que um bloco de notas bem melhorado, no qual você pode instalar diversos plugins para as mais diversas utilidades. Como editor de texto eu gosto bastante do Atom (
https://atom.io/) e do VS Code (
https://code.visualstudio.com/). Mas não vou adentrar nesse tipo de conceito agora pois pode complicar o início. Depois vou postar tópicos especificando a instalação e configuração desses softwares pra não complicar esse início.
O próprio Python vem com o IDLE, que já quebra um galho, apesar de ser bem feinho:
Caso use Windows, na busca digite "IDLE Python" e clique no IDLE

Vai aparecer a seguinte interface:

O IDLE já é um console Python que pode ser usado para os estudos iniciais. Pro que vou abordar por enquanto já quebra um galho.
Caso você use Linux, o próprio shell, ao se digitar "python" ou "python3" dependendo da distro já abre um console Python para iniciar os estudos.
Ou, caso você tenha preferido não instalar nada ou não mexer no sistema, o repl.it, que postei no tópico passado, é uma excelente alternativa e até bem mais bonita que o IDLE.
Abrindo qualquer uma das alternativas, vamos seguir a tradição das linguagens de programação e fazer o computador dar um "hello world" para nós.
Fazer o Python escrever textos pra gente é bem simples, basta digitar o seguinte comando e dar enter, caso esteja usando um console como o IDLE ou o terminal (já no caso do repl.ti deve-se clicar em "Run"):

Que o console do Python "printará" o resultado:
Hello, world
Ou seja, a função "print" da linguagem é usada para soltar textos na tela.
Variando o texto, pra dar sorte pra nova área do site:

Output:
Hello, Bastter.com
Pronto, vocês acabaram de criar o primeiro programa da vida de vocês haha claro que é uma besteirinha mas fazer isso a primeira vez foi bem legal pra mim quando eu fiz.
O console do Python também pode ser usado como uma calculadora:

Mas vou detalhar mais operadores matemáticos mais pra frente.
Enfim, este tópico foi mais pra dar uma introdução da linguagem pra vocês. Nos próximos posts começaremos a falar de variáveis, tipos de dados e operadores matemáticos.
Obs: resolvi adicionar uma curiosidade, que é uma pequena lista de exemplos de "hello world" em diversas linguagens (fonte:
https://en.wikibooks.org/wiki/Computer_Programming/Hello_world#)
C:

C++:

C#:

Delphi:

Fortran:

F#:

Java:

JavaScript 1:

JavaScript 2:

Kotlin:

VBA: