As empresas estão com atendimento a cliente tão medíocre que está tirando a minha paz. Quando não sai tudo perfeito começa o tormento.
Dois casos recentes me atormentaram (vou omitir os nomes das empresas). A primeira de uma loja de itens domésticos que é do grupo de uma queridinha do ranking. Fiz lista de casamento lá (os presentes foram convertidos em crédito e fiz o pedido on-line). A loja on-line fracionou meu pedido em 5 notas fiscais, e expediu em separado. Das 5 notas, 3 foram extraviadas no transporte pela transportadora e uma chegou com a caixa bastante amassada e alguns itens quebrados.
Foram 40 dias, incontáveis telefonemas, reclame aqui e etc, pois o sistema deles não permitia refaturar os itens que a transportadora extraviou. Eles também não conseguiam estornar o pagamento pois comprei com crédito de lista de presentes, e o sistema não permitia fazer a operação. Tentaram me fazer resolver o problema diretamente com o seguro da transportadora, o que não aceitei e a transportadora também não aceitou. Depois de todo o tormento consegui receber um cartão de vale presente com créditos para recomprar os presentes de casamento de novo, e aí fui em loja física. Eram R$2 mil em presentes, então era um dinheiro razoável para eu dizer danesse e dar como perdido.
Segundo caso, uma loja de móveis do tipo compre e monte em casa ou pague para entregar montado. Ganhei de presente do meu irmão (ainda do casamento mas fora de lista) um sofá. Foram 20 dias para entregar. Na primeira data combinada, faltei ao trabalho para receber o sofá e ninguém apareceu. Na segunda data, vieram com 2 sofás, e falaram que não podiam entregar pois eles não estavam preparados para entregar em prédio (o endereço tinha o número e andar do apartamento). Vieram na 3ª vez para subir o sofá, que nesse tempo largaram na garagem do prédio e eu tive que garantir que não fosse danificado.
Agora menos de 1 ano o sofá deu defeito (a costura de um assento se desfez). Acionei a garantia. De novo tem que ficar 1 dia à disposição da loja para receber um perito que vai avaliar o defeito. Marquei o dia. No dia combinado em vez de virem na minha casa, que foi onde entregaram, foram na casa da pessoa que me presenteou. Liguei pra reclamar e disseram que não podiam fazer nada pois a empresa estava sem sistema e teria que ligar outro dia. O sofá tem um valor da ordem de R$3 mil. Isso que é só a visita do perito, para consertar é outra visita...
Me irrita o número de horas que você tem que ficar pendurado no telefone, em horário comercial, para conseguir alguma esperança de solução. Também me incomoda essa questão de ter que faltar ao trabalho um período ou o dia inteiro para resolver um problema que a loja criou (entendo que o mínimo que podiam fazer quando era para resolver uma falha deles seria marcar um horário conveniente para o cliente). Eu e minha esposa trabalhamos o dia todo, e não temos alguém de confiança à disposição para resolver o problema por nós.
Eu que ando premiado ou as empresas andam muito medíocres no atendimento mesmo? Minha vontade era assumir os R$ 5 mil de prejuízo e comprar em outra loja, mas se onde comprei foi em lojas consideradas as melhores do mainstream, a chance de só mudar a dor de cabeça é grande.
Alguém tem alguma sugestão de como evitar passar este tipo de dor de cabeça além de nunca mais comprar na mesma loja quando passar por isso?